é vegan, não tem batata e é incrivelmente cremosa: é a mais saudável e deliciosa sopa de couve-flor - À Volta das Panelas!

é vegan, não tem batata e é incrivelmente cremosa: é a mais saudável e deliciosa sopa de couve-flor

Confesso que já há duas semanas que ando obcecado com sopa de couve-flor. A minha querida Mulher Mistério sempre teve a mania, mas as sopas Dela ficam invariavelmente desinteressantes e sensaboronas. Até que, numa Data Mistério de Outubro, provei uma divinal sopa de couve-flor num almoço rápido na padaria Isco, em Lisboa. 

Fui lá comprar pão, vi a sopa a rir-se para mim e resolvi provar. A mistura perfeita de sabores e a textura ultra-cremosa deixaram-me vários dias a babar por esta maravilha... e a pesquisar as melhores receitas de sopa de couve-flor.

Hoje encontrei, no sempre útil site The Kitchn, a receita vencedora e que vai ser o nosso jantar de hoje. Não leva batata, não leva leite, nem sequer leve bebidas vegetais, no entanto tem esta textura incrivelmente cremosa. O segredo está em cozer a couve-flor num caldo de legumes ou de galinha, o que fará com que a couve liberte o seu amido natural e engrosse o creme tornando-o incrivelmente cremoso.

O outro segredo está no sabor. Antes de juntar a couve-flor ao caldo, asse-a no forno com azeite e sal para lhe dar esta cor mais escura e um sabor levemente tostado.

De ingredientes, vai precisar de uma cabeça de couve-flor grande, cebola, alho, tomilho, limão e caldo de legumes (ou de galinha numa versão não vegan). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui

2021-09-13_ATK6844.jpeg

Comece por assar a couve-flor no forno. Corte-a em pequenos bouquets, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e tempere com azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Misture para envolver bem nos temperos e, depois de espalhar os bouquets numa única camada, leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 20 a 25 minutos, mexendo a meio do tempo.

Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Aqueça um bom fio de azeite numa panela e salteie a cebola e o alho até começarem a ficar translúcidos. Desligue o lume e espere até a couve flor estar caramelizada e bem tenrinha.

Coloque a couve flor tostada na panela juntamente com o caldo, meia colher de sopa de folhas frescas de tomilho e uma pitada de flor de sal e pimenta preta. Vá mexendo em lume forte. Quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver durante cerca de 15 minutos.

Retire do lume, adicione uma colher de sopa de sumo de limão e bata com a varinha mágica até ficar com um creme aveludado. Sirva com mais umas folhas de tomilho e um mini-bouquet de couve-flor tostada por cima.

Vai ver como fica cheio sem batata nem natas...

 

Uma óptima sopa para si onde quer que a batata esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Powered by Blogger.