risotto de camarão cremoso com mascarpone, o jantar ideal de sábado - À Volta das Panelas!

risotto de camarão cremoso com mascarpone, o jantar ideal de sábado

Há grandes vantagens nos fins-de-semana de frio e chuva. É certo que não dá para irmos para a praia, mas dá para ficarmos em casa, à lareira, quentinhos, enquanto uma panela cheia de risotto apura lentamente ao lume.

Este tempo horroroso é um convite para fazer pratos aconchegantes, que aquecem a cozinha e enchem a sala com um cheirinho irresistível. E hoje vou preparar um desses pratos: um cremoso risotto de camarão, cozido num fenomenal caldo de marisco feito com as cabeças e as cascas do camarão. É isso que vai dar a este risotto um sabor fabuloso e esta cor única.

A receita é do site Bon Appétit e leva azeite, camarão com casca e cabeças, polpa de tomate, vinho branco, cenoura, aipo, tomilho, pimenta preta em grão e moída, cebola cortada ao meio, alho descascado, arroz arbório, limão, manteiga sem sal, mascarpone e cebolinho fresco picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

creamy-shrimp-risotto-with-mascarpone.webp

Comece por fazer o caldo de marisco. Descasque os camarões e coloque as cascas e as cabeças numa panela grande com duas colheres de sopa de azeite. Salteie em lume forte, enquanto mexe, até as cascas e o azeite ficarem encarnados e com um cheiro intenso. Esmague bem as cabeças para libertarem todos os sucos.

Misture a polpa de tomate e cozinhe mais um minuto até começar a escurecer e a agarrar ao fundo da panela. Junte metade do vinho branco enquanto raspa o fundo da panela para libertar o que ficou agarrado. Quando o vinho tiver evaporado quase totalmente, adicione a cenoura e o aipo cortados em pedaços, o tomilho, a pimenta em grão, duas metades de cebola e o alho, deixando apenas quatro dentes de parte. Cubra tudo com 2 litros de água, tempere com sal e deixe ferver durante uma hora a hora e meia.

Quando o clado estiver saboroso, filtre o líquido e deite fora os ingredientes sólidos. Pique outra cebola e os quatro dentes de alho que deixou de parte. 

Aqueça mais duas colheres de sopa de azeite noutra panela e salteie a cebola e o alho picados até aloirarem. Coloque o arroz e mexa durante cerca de três minutos, sem deixar o arroz agarrar. Junte agora o resto do vinho branco e continue a mexer. Quando este evaporar, coloque o caldo até cobrir o arroz, sem parar de mexer. Vá colocando mais caldo à medida que este evaporar.

Mal vir que o arroz começa a ficar tenrinho, acrescente os camarões e mexa até estarem no ponto. Desligue o lume com o risotto al dente (cuidado para não o deixar empapar), ajuste o tempero de sal e pimenta, espalhe raspas de limão por cima e misture a manteiga e o mascarpone. Sirva com mais uma colher de mascarpone por cima, colocada directamente no prato, e cebolinho picado.

 

Um óptimo risotto para si onde quer que o bom tempo esteja,

Ele

 

receita e foto: bon appétit

Powered by Blogger.