Esta consistência queimadinha por fora e molhada por dentro é a minha perdição. Confesso que estou fã deste cheesecake basco. Na verdade, não é bem um cheesecake, é uma tarte de queijo típica do País Basco, criada na década de 1990, no café La Viña, em San Sebastian.
Ao decidir inventar um novo bolo por dia, o chef do La Viña acabou por criar esta tarta de queso que é absolutamente divinal. Ao ser cozinhada a 250º C, no forno, a tarte fica caramelizada por fora e mal cozida por dentro, ganhando um interior cremoso quase como uma mousse.
A textura é bastante melhor do que a textura do tradicional cheesecake e o sabor consegue ser perfeitamente equilibrado, guloso e nada enjoativo. Além disso, não leva base, o que ainda facilita mais a receita. Esta é a versão para duas a quatro pessoas.
Ingredientes
Para 2 a 4 pessoas
- 150 g de queijo creme
- 50 g de açúcar
- 60 g de natas
- 1 ovo à temperatura ambiente
- 3 g de amido de milho (1 colher de chá)
- ¼ de colher de chá de pasta de baunilha
Comece por forrar uma forma, de cerca de 10 cm de diâmetro, com uma folha de papel vegetal.
Bata o queijo creme até ficar macio – se tiver paciência de bater à mão, com uma espátula de borracha ou uma colher de pau, melhor. Adicione o açúcar, o amido de milho e a pasta de baunilha. Bata bem até deixar de ver grumos na massa.
Junte o ovo e volte a misturar até ficar com um creme macio. Acrescente as natas, misture e espalhe por cima da forma forrada com papel vegetal.
Leve ao forno, pré-aquecido a 250º C, durante 15 minutos. Retire quando estiver bem queimado por fora e ainda em mousse por dentro.
Deixe arrefecer durante mais 15 minutos e sirva ainda morno, o que fica absolutamente divinal!
Uma óptima tarte de queijo para si onde quer que o cheesecake esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério
Comments
Post a Comment