Skip to main content

o último jantar do rei antes da implantação da república

"O Sr. D. Manuel pede que apressem o jantar. O general Gorjão espera que lhe sirvam o café. Da minha carteira de repórter, de entre episódios, depoimentos, diálogos e recordações arranco para aqui as folhas soltas onde anotei, tão rapidamente como os ia recolhendo, os factos e sensações que se seguem".

A revolução começou, em Lisboa, no dia 2 de Outubro de 1910. No dia seguinte, o Rei D. Manuel II sentou-se à mesa, no Palácio de Belém, para receber o Presidente do Brasil. Pouco mais de 24 horas depois era proclamada a República, nos Paços do Concelho. O jornalista Santos Tavares acompanhou o banquete real para o jornal Primeiro de Janeiro. Um mês depois escreveu a reportagem onde contou tudo sobre o jantar – o último jantar oficial de um Rei em Portugal.

1280px-SMF_Manoel_II.jpeg

Além de D. Manuel II, o banquete juntou na mesma sala ainda o ministro da Guerra, o comandante da Divisão Militar de Lisboa, o ministro da Marinha, o comandante das guardas municipais e o comandante de Lanceiros 2. Basicamente, quase todas as altas chefias militares estavam a jantar salmão do rio Adour e faisões da Boémia ao lado do Rei, enquanto cerca de dois mil soldados e marinheiros se revoltavam na capital.

Apesar de ter uma guarda de honra à porta do palácio, D. Manuel II entrou por uma das portas laterais. À sua espera, estavam, além dos convidados, um menu de luxo pomposamente distribuído em francês:

  • Consommé double Royal
  • Crême brésilienne 
  • Saumon de l'Adour à l'Ecossaise
  • Escalopes de ris de veau Francillou
  • Cuissot de chevrenil Moscovite
  • Purés de Marrons
  • Suprème de poularde Amélie
  • Marquise au Porto
  • Faisans de Bohème sur canapé
  • Coeurs de Romaine
  • Asperges d'Argenteuil-Sauce Aurore
  • Corbeilles de fruits glacés
  • Gateaux São Paulo
  • Panter de friandises
  • Desserts

Para lá do menu francês, como exigia a mais distinta nobreza da época, a acompanhar o jantar foram servidos oito vinhos diferentes, entre os quais um único português, um Vinho do Porto de 1815.

21687712_uc5V8.jpeg

Segundo o jornalista, as sopas foram servidas "no meio de um silêncio denunciador". Foi nesse momento que um dos empregados alertou discretamente o ministro da Marinha de que tinha uma chamada à sua espera. Marnoco e Sousa saiu e não voltou a entrar.

Seguiu-se o salmão do rio Adour preparado à escocesa, os escalopes de vitela e a perna de veado moscovita com puré de castanhas. Um dos convidados perguntou o que se passava. A resposta desvalorizava a situação:

– Nada. Na Baixa, o povo tem-se manifestado contra as congregações religiosas.

Quando chegaram os supremos de frango, o Rei manteve-se pouco falador e com um "aspecto triste"; no momento de servir os canapés de faisão da Boémia, o comandante de Lanceiros 2 levantou-se e pegou no telefone para pedir que dois "esquadrões daquele regimento se dirijam ao palácio a fim de acompanharem o automóvel real no seu regresso às Necessidades".

Por volta das 21h20, o Rei D. Manuel II escreveu a seguinte mensagem na margem do cartão do menu: "Peço-lhe o favor de mandar apressar um pouco o jantar". Mal o empregado leu a mensagem, mandou que não se servissem os espargos. Vieram logo as taças de frutas cristalizadas, os bolos de São Paulo e as restantes sobremesas.

Os convidados passaram depois para uma sala ao lado onde foram servidos os cafés, licores e charutos. Foi nesse momento que o ministro da Guerra e o comandante de Lanceiros 2 aproveitaram para sair discretamente, um de cada vez. Mas um dos principais chefes militares manteve-se calmo e alheado até ao fim do banquete.

pes_20380.jpeg

Quando o general Manuel Rafael Gorjão, comandante da 1.ª Divisão Militar, a qual incluía a guarnição militar de Lisboa, foi abordado pelo presidente do Conselho, sobressaltado com a revolta, limitou-se a comentar com um sorriso: 

– Sempre hei-de ter tempo de tomar o meu café!...

proclamacao_republica-e1507239177140.webp

Eram onze e meia da noite de 3 de Outubro. Trinta e três horas depois, a República era proclamada na varanda dos Paços do Concelho. Foi há 112 anos.

 

Uma óptima República para si onde quer que o menu francês do Rei esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com