massa com tomate e molho de manteiga de alho, um jantar fácil e delicioso para esta segunda-feira - À Volta das Panelas!

massa com tomate e molho de manteiga de alho, um jantar fácil e delicioso para esta segunda-feira

O que vale é que quarta é feriado. Esta semana vai custar muito menos. De qualquer forma, hoje acordei com uma preguicite aguda e sem paciência para ir ao supermercado. Por isso, hoje o jantar vai ser feito com os ingredientes que temos em casa. Ela decidiu, está decidido. E o meu querido Marido Mistério já concordou em fazer esta receita do blog How Sweet Eats para o jantar de hoje.

Só precisamos de alho, azeite, manteiga sem sal e sal para o molho de manteiga de alho. Depois, precisamos de tomate cherry, azeite, sal, pimenta, massa bucatini (ou outra que tiver em casa), parmesão fresco ralado, piripíri e folhas de manjericão fresco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

bucatini-I-howsweeteats.com-4.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Comece por tostar o alho. Corte o topo das cabeças e retire as peles. Espalhe um fio de azeite por cima de cada cabeça. Embrulhe as cabeças de alho com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 45 a 60 minutos até o alho caramelizar e ficar dourado. Deixe arrefecer ligeiramente.

Esprema os dentes de alho para uma taça e tempere-os com sal. Esmague-os com um garfo. Adicione a manteiga e misture durante alguns minutos, espalhando bem o alho.

Embrulhe a manteiga de alho em película aderente e guarde no frigorífico para endurecer.

Com o forno ainda ligado, disponha o tomate cherry num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Tempere com azeite, sal e pimenta e misture.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até começarem a rebentar.

Enquanto isso, ferva uma panela com água e sal e coza a massa seguindo as instruções da embalagem.

Escorra a massa e junte 1 a 2 colheres de sopa da manteiga de alho (ou mais, se gostar muito!).

Adicione o queijo parmesão ralado, o piripíri e o tomate cherry assado.

Decore com as folhas de manjericão e sirva logo.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: how sweet eats

 

Powered by Blogger.