frango com molho de cogumelos e brie, o nosso mais recente vício neste outono - À Volta das Panelas!

frango com molho de cogumelos e brie, o nosso mais recente vício neste outono

Não é propriamente a receita mais light do mundo mas é provavelmente uma das mais deliciosas que vai provar esta semana. Os meus olhos saíram das órbitras quando descobri esta tentação de Cristo no blog Half Baked Harvest. Não sei o que me tira mais do sério: se os cogumelos, se o molho cremoso de queijo, ou tudo junto.

A receita é facílima e precisa dos seguintes ingredientes: azeite virgem extra, manteiga com sal, peitos ou coxas de frango, sal e pimenta preta moída, cogumelos cremini ou shiitake cortados às fatias, chalotas picadas, tomilho, sálvia e orégãos frescos picados, piripíri, alho picado, vinho branco seco, natas ou leite de coco e queijo Brie sem casca.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Creamed-Mushroom-and-Brie-Chicken-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Aqueça o azeite numa frigideira grande, que possa ir ao forno, em lume médio alto. Adicione o frango e tempere-o com sal e pimenta. Sele o frango de ambos os lados, durante cerca de 3 a 5 minutos de cada lado. Acrescente uma colher de sopa de manteiga e deixe a manteiga escurecer à volta do frango, durante cerca de 2 minutos. Retire o frango da frigideira.

Adicione os cogumelos à frigideira e deixe cozinhar durante 5 minutos ou até ficarem dourados. Junte duas colheres de sopa de manteiga, as chalotas, o tomilho, a sálvia, os orégãos, uma pitada de sal e pimenta, e o piripíri. Deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos. Acrescente o alho e deixe apurar durante mais 2 a 3 minutos até os cogumelos caramelizarem.

Adicione o vinho e cozinhe durante 10 minutos até o molho reduzir ligeiramente. Nessa altura, acrescente as natas ou o leite de coco e, a seguir, o queijo Brie.

Mergulhe o frango no molho e leve ao forno durante 20 minutos.

Sirva o frango com o molho por cima de arroz branco, massa ou batatas esmagadas.

Decore com tomilho fresco ou salsa.

 

Boas receitas,

Ela

 

 receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.