estes mini cheesecakes de amora são deliciosos, saudáveis e não têm glúten nem açúcar - À Volta das Panelas!

estes mini cheesecakes de amora são deliciosos, saudáveis e não têm glúten nem açúcar

Esta receita do blog Bianca Zapatka não precisa de ir ao forno nem ao lume. São mini cheesecakes com este aspeto incrível e surpreendentemente saudáveis: não levam açúcar, não têm glúten e são vegan. E são só 25 minutos a preparar, depois é só levar ao congelador. É bom demais para ser verdade, não é? Mas é mesmo.

Para fazer esta maravilha, precisa de nozes (ou amêndoas, avelãs ou nozes pecan), flocos de aveia e tâmaras sem caroço amaciadas para a base. Para o recheio, precisa de cajus também amaciados (ensopados e depois secos), leite de coco, geleia de agave ou xarope de ácer, sumo de limão e extrato de baunilha. Para o topping, precisa ainda de amoras frescas. Se não encontrar amoras, pode substituir por qualquer fruto vermelho.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 mini cheesecakes, espreite aqui a receita original.

blackberry-cupcakes-mini-cheesecakes.webp

 

Unte uma forma de 12 muffins. Corte tiras de papel vegetal e coloque no fundo das formas com as pontas saídas para conseguir retirar os mini cheesecakes com facilidade.

Junte as nozes, os flocos de aveia e as tâmaras no liquidificador e misture até obter uma massa com a consistência de um crumble pegajoso.

Divida a base pelas formas e pressione contra o fundo, com a ajuda dos seus dedos ou com as costas de uma colher de chá. A ideia é cobrir o fundo de todas as formas.

Faça agora o recheio do cheesecake: junte os cajus, o leite de coco, a geleia de agave ou o xarope de ácer, o sumo de limão e o extrato de baunilha no liquidificador e misture bem até obter um creme macio.

Use agora só 2/3 do recheio e disponha-o por cima das bases até chegar a metade da altura das formas, deixando o resto para a camada do topping de amora. Bata algumas vezes com as costas de uma colher para libertar eventuais bolhas de ar e, a seguir, guarde as formas no congelador durante 20 minutos.

Junte as amoras com o resto do recheio de cheesecake e misture no liquidificador ou com a varinha mágica até obter um creme macio.

Espalhe o topping de amora por cima de cada mini cheesecake, alise com uma espátula e congele novamente durante pelo menos duas horas.

Antes de servir, retire os mini cheesecakes das formas puxando a ponta das tiras de papel vegetal ou com a ajuda de uma faca pequena. Deixe descongelar durante 10 minutos e delicie-se. Sem culpas, porque mais saudável é difícil!

             

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: bianca zapatka

 

Powered by Blogger.