esta receita de camarão com molho chimichurri é muito mais barata do que imagina - À Volta das Panelas!

esta receita de camarão com molho chimichurri é muito mais barata do que imagina

Cada vez que vemos um prato de marisco, achamos logo que vamos gastar uma fortuna, mas nem sempre é assim. Um saco de camarão grande congelado, por exemplo, para fazer esta receita do blog Serving Dumplings, custa entre 6 a 8 euros nos supermercados. O resto dos ingredientes tem com certeza em casa e usa em várias receitas. Tendo em conta que esta dá para quatro pessoas, este jantar fica na pior das hipóteses a 2 euros por pessoa, o que me parece bastante simpático. OK, podemos contar com mais 1 ou 2 euros por pessoa pelo resto dos ingredientes. Mesmo assim, é barata. Ainda por cima faz uma vistaça e fica pronta em 20 minutos. São 15 minutos a preparar e 5 ao lume.

Só precisa de ter em casa um saco de camarão grande descascado com cerca de 450 g, alho, uma chalota, vinho branco, azeite, manteiga, salsa e coentros, mel, sumo de limão, sal, pimenta preta moída, paprika e alho em pó, piripíri, um pimento vermelho cortado fininho (opcional), cebolete cortado em rodelas muito fininhas e fatias de pão tostadas para servir. Também pode acompanhar com um delicioso arroz basmati.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

chimichurri-shrimp-2-a4930319.jpg

 

Junte o camarão com 3 colheres de sopa de azeite, o sal, o alho em pó, o piripíri, a paprika e a pimenta preta. Misture e reserve durante 15 minutos. Se quiser deixar a marinar durante mais tempo, pode guardar no frigorífico durante 30 minutos a 1 hora.

Enquanto isso, pique o alho, a chalota, a salsa e os coentros.

Aqueça uma colher de sopa de manteiga e o resto do azeite numa frigideira em lume alto.

Espalhe o camarão numa única camada e sele durante 1 minuto.

Vire os camarões ao contrário e sele do outro lado durante mais 1 minuto.

Retire os camarões da frigideira.

Reduza para lume brando e coloque na frigideira o alho e a chalota. Deixe saltear durante 1 minuto. Espalhe o vinho branco e mexa com uma colher de pau. Adicione o resto da manteiga, o sumo de limão e o mel. Vá mexendo até a manteiga derreter completamente.

Acrescente a salsa e os coentros. Volte a colocar o camarão na frigideira juntamente com o resto da marinada. Deixe ferver em lume brando durante 30 segundos. Desligue o lume e ajuste os temperos. Decore com o cebolete, o piripíri e o pimento.

Sirva logo com umas fatias de pão tostadas ou por cima de arroz basmati.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: serving dumplings

Powered by Blogger.