é verdade que uma maçã podre estraga mesmo todo cesto? - À Volta das Panelas!

é verdade que uma maçã podre estraga mesmo todo cesto?

É o que diz o ditado popular, mas será mesmo verdade que uma peça de fruta podre pode estragar todas as outras à sua volta? É para esclarecer estas grandes dúvidas da Humanidade que entra em cena o Dr. Mistério, o mais afamado especialistas em tudo e mais alguma coisa.

Já não é a primeira vez que a minha querida Mulher Mistério tem um ataque de fúria e deita fora todas as framboesas da caixa quando encontra uma com bolor. Pois bem, minha estimada Ela, isso é um profundo disparate. 

apple-g7ab254cf0_1280.jpg

Apesar de uma peça de fruta podre poder contaminar as outras com as quais está em contacto, "isso demora tempo". Quem o garante é Matt Regusci, um americano responsável por uma empresa especializada em inspecções de segurança alimentar. 

Segundo Regusci adiantou ao jornal Huffignton Post, deverá ser "seguro comer um legume ou uma peça de fruta que tenha estado em contacto com uma peça com bolor. Desde que o lave primeiro e o coma rapidamente".

O bolor espalha-se libertando esporos para o ar. Por isso, é facilmente transponível entre ingredientes que estejam lado a lado. Mas isso não acontece imediatamente. O que precisa de fazer é deitar fora a peça que estiver com bolo e olhar bem para as peças que estiverem ao lado. Se vir bolor, sentir a casca mole ou reparar que alguma peça ao lado está a ficar sem cor, deite-a fora. Caso contrário, coma-a rapidamente.

apples-gd0cf00146_1280.jpg

Para evitar que o bolor se espalhe pelo seu frigorífico, lave-o frequentemente para eliminar as bactérias. De resto, faça tudo para tentar desperdiçar comida. Só para ter uma ideia, um estudo publicado em 2020 no American Journal of Agricultural Economics concluiu que cada casa americana desperdiça em média 32% da comida que compra. São 240 mil milhões de dólares deitados ao lixo todos os anos quando há milhões de pessoas a passar fome em todo o mundo.

 

Uma óptima fruta para si onde quer que o desperdício esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

Powered by Blogger.