Skip to main content

é verdade que uma maçã podre estraga mesmo todo cesto?

É o que diz o ditado popular, mas será mesmo verdade que uma peça de fruta podre pode estragar todas as outras à sua volta? É para esclarecer estas grandes dúvidas da Humanidade que entra em cena o Dr. Mistério, o mais afamado especialistas em tudo e mais alguma coisa.

Já não é a primeira vez que a minha querida Mulher Mistério tem um ataque de fúria e deita fora todas as framboesas da caixa quando encontra uma com bolor. Pois bem, minha estimada Ela, isso é um profundo disparate. 

apple-g7ab254cf0_1280.jpg

Apesar de uma peça de fruta podre poder contaminar as outras com as quais está em contacto, "isso demora tempo". Quem o garante é Matt Regusci, um americano responsável por uma empresa especializada em inspecções de segurança alimentar. 

Segundo Regusci adiantou ao jornal Huffignton Post, deverá ser "seguro comer um legume ou uma peça de fruta que tenha estado em contacto com uma peça com bolor. Desde que o lave primeiro e o coma rapidamente".

O bolor espalha-se libertando esporos para o ar. Por isso, é facilmente transponível entre ingredientes que estejam lado a lado. Mas isso não acontece imediatamente. O que precisa de fazer é deitar fora a peça que estiver com bolo e olhar bem para as peças que estiverem ao lado. Se vir bolor, sentir a casca mole ou reparar que alguma peça ao lado está a ficar sem cor, deite-a fora. Caso contrário, coma-a rapidamente.

apples-gd0cf00146_1280.jpg

Para evitar que o bolor se espalhe pelo seu frigorífico, lave-o frequentemente para eliminar as bactérias. De resto, faça tudo para tentar desperdiçar comida. Só para ter uma ideia, um estudo publicado em 2020 no American Journal of Agricultural Economics concluiu que cada casa americana desperdiça em média 32% da comida que compra. São 240 mil milhões de dólares deitados ao lixo todos os anos quando há milhões de pessoas a passar fome em todo o mundo.

 

Uma óptima fruta para si onde quer que o desperdício esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco