Skip to main content

é verdade que uma maçã podre estraga mesmo todo cesto?

É o que diz o ditado popular, mas será mesmo verdade que uma peça de fruta podre pode estragar todas as outras à sua volta? É para esclarecer estas grandes dúvidas da Humanidade que entra em cena o Dr. Mistério, o mais afamado especialistas em tudo e mais alguma coisa.

Já não é a primeira vez que a minha querida Mulher Mistério tem um ataque de fúria e deita fora todas as framboesas da caixa quando encontra uma com bolor. Pois bem, minha estimada Ela, isso é um profundo disparate. 

apple-g7ab254cf0_1280.jpg

Apesar de uma peça de fruta podre poder contaminar as outras com as quais está em contacto, "isso demora tempo". Quem o garante é Matt Regusci, um americano responsável por uma empresa especializada em inspecções de segurança alimentar. 

Segundo Regusci adiantou ao jornal Huffignton Post, deverá ser "seguro comer um legume ou uma peça de fruta que tenha estado em contacto com uma peça com bolor. Desde que o lave primeiro e o coma rapidamente".

O bolor espalha-se libertando esporos para o ar. Por isso, é facilmente transponível entre ingredientes que estejam lado a lado. Mas isso não acontece imediatamente. O que precisa de fazer é deitar fora a peça que estiver com bolo e olhar bem para as peças que estiverem ao lado. Se vir bolor, sentir a casca mole ou reparar que alguma peça ao lado está a ficar sem cor, deite-a fora. Caso contrário, coma-a rapidamente.

apples-gd0cf00146_1280.jpg

Para evitar que o bolor se espalhe pelo seu frigorífico, lave-o frequentemente para eliminar as bactérias. De resto, faça tudo para tentar desperdiçar comida. Só para ter uma ideia, um estudo publicado em 2020 no American Journal of Agricultural Economics concluiu que cada casa americana desperdiça em média 32% da comida que compra. São 240 mil milhões de dólares deitados ao lixo todos os anos quando há milhões de pessoas a passar fome em todo o mundo.

 

Uma óptima fruta para si onde quer que o desperdício esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com