Skip to main content

coxas de frango tandoori com arroz basmati e molho de coco, um jantar que só suja uma frigideira

Quem disse que, aos dias de semana, temos de comer umas coxas de frango desenxabidas, temperadas com sal e um fio de azeite no forno? Não diga a ninguém mas foi o nosso jantar de ontem, porque o meu querido Marido Mistério resolveu ir fazer desporto à hora do jantar e tive de ser eu a tomar as rédeas da cozinha, para grande desespero dos meus queridos Filhos Mistério. Mas hoje ele não escapa. Já lhe mandei esta receita do blog Ambitious Kitchen para ele se preparar psicologicamente para a tarefa que o espera, não hoje, mas amanhã à noite, porque também não há necessidade de comer coxas de frango duas noites consecutivas.

Eu trato da lista das compras. Para fazer esta receita, precisamos: coxas de frango sem pele, coentros, cominhos, paprika, curcuma em pó, pimenta caiena, garam masala, iogurte grego natural, sumo de um limão pequeno, alho picado, gengibre fresco ralado, sal e pimenta preta moída para a marinada. Depois, precisamos de azeite ou óleo de coco, leite de coco, piripíri, mais curcuma, cominhos, coentros, sal e pimenta preta moída, arroz branco basmati e ervilhas congeladas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

One-Pan-Tandoori-Chicken-5.webp

 

Junte as coxas de frango, os coentros, os cominhos, a paprika, a curcuma, a pimenta caiena, a garam masala, o iogurte grego, o sumo de limão, o alho, o gengibre, o sal e a pimenta numa taça grande. Misture com uma colher de forma a revestir as coxas de frango, depois tape com película aderente.

Deixe marinar no frigorífico durante pelo menos 1 hora e no máximo 8.

Aqueça uma frigideira grande e funda em lume médio alto. Junte um fio de azeite e, quando estiver bem quente, adicione o frango e tempere generosamente com sal e pimenta.

Deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos até as coxas ficarem acastanhadas, depois vire-as ao contrário e deixe cozinhar durante mais 2 minutos.

Retire as coxas da frigideira e transfira-as para um prato.

Junte, na mesma frigideira, o leite de coco, o piripíri, a curcuma, os cominhos, os coentros, o sal e a pimenta. Deixe ferver em lume brando e, a seguir, acrescente o arroz cru e as ervilhas. Espalhe bem na frigideira.

Coloque as coxas de frango por cima. Reduza para lume brando, tape logo a frigideira e deixe ao lume durante 20 a 25 minutos.

Ao fim de 20 a 25 minutos, a maior parte do líquido já terá sido absorvido e o arroz deve estar pronto. Sirva logo.

Decore com coentros frescos e, se gostar, sirva com um pouco de iogurte extra.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: ambitious kitchen

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com