Skip to main content

banana bread ou bolo mármore? os dois numa única receita!

Fim de semana de chuva é o pretexto que o meu querido Marido Mistério precisava para ir para a cozinha desempenhar a sua missão preferida: engordar-me. Quando começam os primeiros pingos lá fora, ele veste o avental e desata a fazer bolos. É impressionante! Como é que uma pessoa resiste a isto? Não dá. E este fim de semana Ele está obcecado com esta incrível receita do blog Food Duchess: um pão de banana que por acaso também é um bolo mármore.

Para fazer esta tentação, precisamos de ter em casa manteiga sem sal derretida, óleo vegetal, açúcar mascavado, dois ovos, três bananas maduras esmagadas, natas azedas, baunilha, farinha, bicarbonato de sódio, sal e cacau em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Marble-Chocolate-Banana-Bread00966.webp

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Separe uma forma de bolo retangular, espalhe óleo vegetal e forre-a com uma folha de papel vegetal.

Entretanto, junte a manteiga derretida, o óleo vegetal, o açúcar mascavado, os ovos, as bananas esmagadas, as natas azedas e a baunilha numa taça grande. Bata tudo muito bem até obter uma massa macia.

 Numa taça à parte, junte 120 g de farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem.

A seguir, junte a mistura dos ingredientes secos à mistura dos ingredientes líquidos. Bata novamente mas não demasiado.

Divida a massa por duas taças.

Junte o cacau em pó à primeira taça e misture até obter um creme macio.

Adicione o resto da farinha à outra taça e misture bem.

Transfira as duas massas para a forma alternadamente: espalhe primeiro a massa com o chocolate e a seguir a massa normal. Com a ajuda de um espeto de bambu, misture as duas massas criando um efeito de redemoinho à volta da forma.

Leve ao forno durante 55 a 60 minutos e sirva!

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: food duchess

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com