Depois das tábuas de queijo, das tábuas de presunto, das tábuas de mozzarella e até das tábuas de chocolate, chegou a moda das tábuas de manteiga. A ideia surgiu, pela primeira vez, no site de Justine Doiron e junta duas das minhas entradas preferidas para um jantar: pão e manteiga.
A grande inovação, que se tornou viral em Setembro, nas redes sociais de todo o mundo, é a apresentação e as variações que pode fazer sobre a sua base de manteiga. Há quem lhe junte alho, quem lhe acrescente ervas aromáticas e quem até adicione crumbles de requeijão por cima. A imaginação é o limite para a sua tábua de manteiga. Ao lado, tem de servir uma boa variedade de pão fresco artesanal.
O resultado é uma entrada que deslumbra em qualquer jantar de amigos e que tem duas enormes vantagens: além de ser facílima de preparar, é muito mais barata do que uma tábua de queijos e presuntos.
Na sua tábua original, Justine Doiron bateu a manteiga, à temperatura ambiente, até esta ficar macia e espalhável, como manteiga de amendoim, mas sem começar a derreter. Depois espalhou-a em remoinhos, por cima de uma tábua de queijos, para ficar com este aspecto artesanal e cremoso. Por cima, polvilhou com flor de sal e raspas de limão. Finalmente, deu várias hipóteses de toppings. A minha preferida foi esta combinação de cebola roxa laminada, salsa e coentros picados e umas gotas de azeite com piripíri. Se lhe quiser dar um aspecto ainda melhor, termine com umas flores comestíveis para dar cor. Mas o melhor é ver todas as combinações possíveis aqui no site.
O site australiano Taste também preparou uma deliciosa tábua de manteiga que juntou uma manteiga de alho batida com a salsa picada muito fininha até a manteiga se tornar verde. Depois espalhou por cima bacon tostado estaladiço e alho laminado torrado.
Mas o melhor mesmo é inventar a sua tábua de manteiga em casa seguindo as sugestões de toda a família.
Uma óptima manteiga para si onde quer que os toppings estejam,
Ele
fotos: justine doiron e taste
Comments
Post a Comment