a melhor sopa de abóbora leva queijo parmesão e iogurte grego e não leva batata - À Volta das Panelas!

a melhor sopa de abóbora leva queijo parmesão e iogurte grego e não leva batata

Nestes dias de chuva e frio, já apetece uma sopa cremosa e quentinha ao almoço ou ao jantar. E esta sopa de abóbora, do sempre útil site Food52, é facílima de preparar e surpreendentemente saborosa. O ideal é aproveitar esta época das melhores abóboras e fazer várias litrosas de sopa. Congele-as depois de arrefecerem e assim fica com sopa pronta e saborosa para o Inverno inteiro.

Mas vamos aos segredos desta receita. Em primeiro lugar a abóbora manteiga. Além de ser mais macia e cremosa do que a abóbora normal, é assada no forno juntamente com a cebola, o que lhe dá um maravilhoso sabor tostado.

Depois, o parmesão. Forte e intenso, fica bem em qualquer prato, muito mais a contrastar com o sabor levemente adocicado da abóbora. Finalmente o iogurte grego. Salpicado no final, por cima da sopa já pronta, é absolutamente irresistível. 

Além da abóbora manteiga descascada e cortada em cubos, do queijo parmesão ralado e do iogurte grego, vai precisar de cebola também descascada e cortada em pedaços, alho descascado e esmagado, nozes partidas em pedaços e vinagre de sidra. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

eb81ec8a-b907-4013-bd1f-ac0743670028--2020-0721_be

Para preparar a sua sopa, espalhe metade dos cubos de abóbora por cima de um tabuleiro juntamente com a cebola. Salpique com azeite e tempere com sal e pimenta. Misture bem e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 35 minutos, misturando a meio do tempo.

Enquanto isso, leve a ferver 1,5 litros de água com o alho e sal. Assim que levantar fervura, coloque lá dentro o resto da abóbora que não foi para o forno e deixe cozer durante dez minutos. Junte as nozes, coza durante mais um minuto e desligue o lume.

Coloque a abóbora, o alho e as nozes num liquidificador e guarde o caldo de parte. Triture a abóbora na velocidade máxima até obter um puré cremoso. Adicione 250 ml do caldo e triture mais um pouco. Junte o parmesão a gosto e volte a triturar. Coloque novamente a sopa na panela.

Assim que a abóbora assada estiver pronta, triture-a com mais 400 ml de caldo até ficar bem cremoso. Coloque na panela juntamente com o resto da sopa. Lave o liquidificador batendo mais 150 ml de caldo – isto vai diluir os restos de sopa que ficaram agarrados ao copo. Junte este caldo à sopa com o vinagre de sidra. Misture tudo e acrescente mais um pouco de caldo se gostar da sopa mais líquida. Acerte o tempero de sal e pimenta preta moída no momento.

Sirva com um fio de iogurte grego espalhado por cima, directamente no prato, e mais umas nozes tostadas.

 

Um óptima sopa de abóbora para si onde quer que o frio e a chuva estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

Powered by Blogger.