Skip to main content

3 truques para não deixar o salmão secar

Às vezes, é uma questão de segundos para que um salmão húmido e macio se torne seco e áspero. Aliás, foi um salmão seco servido num restaurante de Lisboa que nos inspirou para criar um blog de crítica mistério há já quase 10 anos, o que dá para perceber facilmente como este é um tema sensível para nós.

Por isso é que cada vez que encontro boas dicas para não deixar secar o salmão eu me agarro a elas como se fosse o Pedro Nuno Santos agarrado ao poder.

Estas são as minha 3 regras de ouro para nunca deixar o salmão secar.

david-b-townsend-fV3zTanbO80-unsplash.jpg

1. Como preparar o salmão antes de o cozinhar 

A melhor dica para garantir que o peixe não seca está na preparação antes de o cozinhar. E a salmoura é a melhor forma de preparar o salmão.

Só precisa de mergulhar o seu salmão em água e sal juntando uma colher de sopa de sal para cada 250 ml de água. Deixe o salmão mergulhado nesta combinação durante oito a dez horas. Isso vai fazer com que o seu peixe hidrate e fique muito mais suculento. E até o deixa temperado. À hora do jantar, só precisa de o cozinhar seguindo a dica seguinte.

 

2. Como cozinhar o salmão 

Cozinhar a baixa temperatura é a melhor forma de não secar o peixe. Eu costumo pré-aquecer o forno a 120º C e cozinhar o salmão a esta temperatura. Demora um pouco mais a cozinhar mas fica perfeito. Uma outra boa alternativa é usar o mesmo método que costumo usar com o bacalhau: escalfar os lombos em azeite muito quente, mas sem levantar fervura. Fica ainda mais suculento.

O tempo de ambas as técnicas varia consoante o tamanho e o tipo de salmão. Mas sobre isso falamos na dica seguinte.

ca-creative-kC9KUtSiflw-unsplash.jpg

3. Como saber se o salmão está no ponto 

O salmão selvagem (mais difícil de encontrar em Portugal) tem menos gordura do que o salmão de aquacultura (mais comum em Portugal) por isso não o pode deixar tanto tempo a cozinhar. Outro factor importante é o tamanho dos lombos que vai cozinhar: tanto em largura como em altura. Nunca siga os tempos de cozedura do peixe indicados nas receitas porque estes variam tanto consoante o tipo de salmão como o tamanho.

Comece a confirmar se o salmão está pronto a partir dos oito a dez minutos no forno, dependendo da temperatura a que o cozinhar. E a melhor forma de saber se já está feito é espetar um garfo de dois dentes lentamente no sítio mais alto do lombo. Se entrar facilmente e o peixe começar a soltar-se em lascas, está pronto – mesmo que pareça cru. 

Agora é vestir o avental e vai ver que nunca mais come um salmão seco na sua vida.

 

Um óptimo salmão para si onde quer que a secura esteja,

Ele

 

foto: david b. townsend e ca creativeunsplash  

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com