Skip to main content

3 deliciosas receitas para transformar uma lata de atum num jantar de sonho em menos de 30 minutos

21662912_S8qT0-cópia.jpg

É impressionante a surpresa gastronómica em que se pode transformar uma simples lata de atum. Aqui em casa, nós somos fãs destas receitas deliciosas feitas a partir de atum em lata. Além de práticas e rápidas, são saborosas e fazem uma vistaça, como diria a minha avó. 

Foi por isso que pedi à minha querida Família Mistério que votasse nas receitas preferidas que já servi cá em casa. Estas foram as eleitas.

 

Arroz de atum para fazer em 10 minutos 

22087280_fsTzH.jpeg

Feita com os restos do arroz da véspera, atum em lata e legumes congelados, leva um cremoso molho de natas e queijo derretido e uma finíssima cobertura de pão ralado panko crocante. Tudo misturado num pirex pronto para ir ao forno para gratinar. O resultado é esta maravilha que fica pronta em apenas 10 minutos rigorosamente cronometrados – desde que entra na cozinha até ao momento em que se senta à mesa.

Um jantar perfeito para os dias da semana, quando tem muita fome e pouco tempo disponível. Veja a receita aqui.

 

Rolo de atum e iogurte grego com menos de 300 calorias 

21662912_S8qT0.jpeg

É uma receita de nutricionista perfeita para jantares light ou até para os miúdos levarem para a escola. A massa deste rolo é preparada apenas com espinafres, claras batidas em castelo, gemas e polvilho azedo. Nada de farinhas de trigo refinadas.

Para o recheio, misture atum desfiado, iogurte grego magro e cebola picada. Vai ver que enche e que as crianças adoram. Além de ter este aspecto de sonho. A receita completa é do nosso penúltimo livro e está disponível aqui.

 

Como transformar uma lata de atum num jantar de cerimónia em apenas 15 minutos 

21808053_5aFZD.jpeg

Basta olhar para esta massa para percebermos o lifting que podemos fazer a uma simples lata de atum. O sabor é delicioso e, quando misturado com um molho de azeite e queijo lascado, o atum fica com uma textura única. Basicamente, o tempo de que precisa para fazer esta massa é o tempo de cozedura do pappardelle (ou de outra massa que prefira).

Enquanto a massa coze, vai preparar o molho de azeite, limão, alcaparras, sementes, alho, natas e queijo ralado – há quem prefira parmesão, eu prefiro queijo de São Jorge. É nesta mistura deliciosa que vai envolver o atum em lascas. Com uma apresentação cuidada, tem um jantar de sonho. Só precisa de seguir a receita aqui.

 

Um óptimo jantar de cerimónia para si onde quer que a lata de atum esteja,

Ele

 

fotos: maria midões para As 99 Melhores Receitas do Casal Mistériotaste

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com