peitos de frango com molho de azeitonas e bacon, uma receita fácil com sabor a outono - À Volta das Panelas!

peitos de frango com molho de azeitonas e bacon, uma receita fácil com sabor a outono

Não sei se sou a única, mas já entrei em modo outono. Já não dispenso o casaquinho à noite, já troquei o meu édredon, já me apetece receitas quentinhas que confortam o estômago. E esta delícia que descobri no blog The Forked Spoon é tudo o que preciso para arrancar para mais uma semana de trabalho.

É fácil, só suja uma frigideira e os ingredientes costumam estar perdidos na nossa despensa: peitos de frango sem pele, fatias de bacon cortadas em pequenos pedaços, chalotas picadas, alho picado, vinho branco seco, natas, água, alcaparras, azeitonas verdes picadas, sal e pimenta, e salsa picada para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Bacon2COliveandCaperSkilletChicken-2-1.webp

 

Bata os peitos de frango à temperatura ambiente com um martelo de cozinha ou com o rolo da massa para ficarem mais fininhos. Pincele os peitos de frango com azeite e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Aqueça uma frigideira grande em lume médio. Adicione o bacon picado e cozinhe durante cerca de 6 a 8 minutos ou até ficar crocante. Vá mexendo de vez em quando. Retire o bacon com uma escumadeira, deixando 1 a 2 colheres de sopa da gordura do bacon na frigideira.

Aumente o lume para médio alto. Coloque os peitos de frango na frigideira e deixe cozinhar durante aproximadamente 5 a 6 minutos. Se começarem a ficar acastanhados rapidamente, reduza o lume. Vire os peitos de frango ao contrário e deixe cozinhar durante mais 5 minutos.

Retire os peitos de frango da frigideira e transfira-os para um prato. Tape com uma folha de papel de alumínio para mantê-los quentes.

Coloque agora as chalotas na mesma frigideira em lume médio. Se for preciso, junte um bocadinho de manteiga ou de azeite. Salteie as chalotas durante 3 a 4 minutos até começarem a amaciar. Mexa com frequência. Junte o alho e cozinhe durante mais 1 minuto.

Adicione o vinho e deixe ferver até o vinho ter reduzido para metade. Reduza para lume brando e junte as natas, a água e os sucos que tenham escorrido dos peitos de frango. Deixe cozinhar em lume brando e acrescente as alcaparras, o bacon, as azeitonas e a salsa.

Volte a colocar os peitos de frango na frigideira e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos até voltarem a ficar quentes. Retire a frigideira do lume.

Divida os peitos de frango pelos pratos que vai servir e espalhe o molho por cima.

Sirva com legumes assados ou com arroz.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: the forked spoon

Powered by Blogger.