Skip to main content

os vídeos incríveis da rainha isabel II como mecânica de automóveis durante a guerra

ccafbd8b-71bc-4f57-9bab-980d9f5b5a7c.jpeg

Em 1952, durante uma visita ao Quénia, o carro da Rainha Isabel II pára com uma avaria. A Rainha espera que a sua comitiva arranje o motor, mas sem sucesso. Depois de esperar, perde a paciência, sai do carro, aproxima-se do motor e explica como arranjá-lo. Perante a surpresa da comitiva, desabafa: "Não tem problema, fui mecânica durante a guerra".

159711d6-4fe0-44f1-9b18-aca46eba4851.jpeg

A cena do primeiro episódio da série The Crown, da Netflix, não é propaganda, é mesmo uma história verídica. A Rainha Isabel II quis alistar-se no exército britânico, em 1945, e existem alguns vídeos raros que comprovam isso mesmo: uns mostram a então princesa ao voltante de um camião, outros mostram-na a arranjar um motor e outros ainda Isabel II a trocar um pneu de camião desaparafusando uma porca à mão.

Estes filmes antigos estão reunidos no fabuloso arquivo British Pathé e ajudam a contar a história de como Isabel II foi uma militar, "sem direito a privilégios", durante uma parte da II Guerra Mundial. E contra a vontade do seu pai, o Rei Jorge VI.

Um artigo da revista Life, do início de 1945, adiantava que o Rei tinha decidido, depois de se consultar com os seus conselheiros, que "o treino da filha como princesa se sobrepunha às necessidades crescentes do país de mão de obra e que Betts não deveria juntar-se ao corpo feminino do Exército nem ir trabalhar para uma fábrica".

O recrutamento de mulheres solteiras, entre os 20 e os 30 anos, tinha sido imposto em 1941 e alargado uns anos mais tarde quando as necessidades de pessoal aumentaram. Em 1945, as mulheres recrutadas podiam escolher entre alistar-se no Exército ou trabalhar numa fábrica. Mas Jorge VI abriu uma excepção para a filha. No entanto, não durou muito.

20220909-135249634-7502.webp

Isabel II insistiu em alistar-se no Exército e conseguiu fazê-lo em Fevereiro de 1945, com apenas 18 anos, no Serviço Auxiliar Territorial, composto por cerca de 200 mil mulheres que se encarregavam de fazer trabalhos militares em território britânico, libertando assim os homens para a frente de combate.

A então princesa frequentou um curso de condução e de manutenção de camiões para se tornar motorista e mecânica de pesados. Foi a primeira mulher da Família Real Britânica a entrar para o Exército, o que lhe valeu uma nova alcunha dada pela imprensa: a Princesa Auto-Mecânica.

1ab1280ffc443a2046e4308f3722cba5.jpeg

Durante o seu período de treino no Exército, a princesa trabalhou durante sete horas diárias, mas não ficou a dormir nas camaratas. Todas as noites, voltava para o Castelo de Windsor, para onde foi viver em .

Depois de cinco meses de recuta, foi admitida no Exército como Comandante Júnior honorária. Acabou  por não dar grande uso ao seu posto, já que a 8 de Maio de 1945 a rendição alemã acabou com a guerra. No entanto, ficamos com o vídeo da futura Rainha a trocar um pneu de um camião. Sem luvas, claro.

 

Uma óptima carreira militar para si onde quer que os pneus furados estejam,

Ele

 

imagens: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com