Skip to main content

os pratos preferidos da rainha isabel II

Ao contrário do que seria de esperar, a Rainha não comia salmão fumado, foie gras e caviar todos os dias. Isabel II tinha gostos muito simples. Comia para viver, ao contrário do seu marido, o príncipe Philip, que adorava comer e que, segundo Darren MacGrady, o ex-chef do Palácio de Buckingham, poderia estar a falar de comida o dia todo. A refeição preferida da Rainha era claramente o chá das cinco. 

0.jpg

Não dispensava a sua chávena de chá onde quer que estivesse: podia estar sozinha no Palácio de Buckingham, em Balmoral de férias, a receber os netos, numa festa no jardim com 6 mil pessoas, ou numa visita oficial à Austrália que a monarca se sentava às 5 da tarde para o seu chá acompanhado dos seus doces preferidos: o famoso bolo de chocolate com bolacha do qual ela própria fazia questão de cortar uma fatia, miniaturas como mini éclairs de chocolate, bolos de fruta, banana bread, bem como mini sanduíches aparadas com pepino e salmão fumado, ovos e maionese ou as famosa “jam pennies” que são mini sanduíches redondas recheadas com compotas, cortadas em círculos para recriar um penny inglês. Tudo isto acompanhado pelo seu chá preferido: Earl Grey. 

queen-elizabeth-tea.webp

A hora do chá era talvez a refeição mais extravagante da rainha. De resto, os pratos de que mais gostava eram frugais e simples. Segundo o ex-chef de cozinha do Palácio de Buckingham, Darren MacGrady, a Rainha adquiriu estes hábitos simples por ter crescido durante os tempos austeros da II Guerra Mundial.

2.webp

Isabel II começava sempre o dia com o seu chá Earl Grey (sem leite nem açúcar) e bolachas. Só depois é que tomava o pequeno-almoço, que podia incluir fruta e cereais (Special K, Weetabix ou Quaker Oats), que preferia servidos num tupperware porque considerava que os mantinha mais frescos. Às vezes, optava por torradas com compota de laranja (a famosa “marmalade”) e, de vez em quando deliciava-se com ovos mexidos, salmão fumado e trufa. Os ovos tinham de ser de casca castanha porque, segunda a rainha, sabiam melhor.

marmalede.webp

Isabel II evitava os hidratos às refeições, por isso, ao almoço gostava de peixe grelhado com legumes, como espinafres e courgettes, ou frango grelhado com salada. E, ao jantar, as opções variavam entre carne e caça, como veado, servidos com um molho de cogumelos, natas e whisky.

jantar rainha.webp

A sua fruta preferida eram os morangos de Balmoral e pêssegos do Castelo de Windsor, mas, de longe, a sua maior paixão era, sem sombra de dúvida, o chocolate. O dia terminava sempre com uma taça de champanhe.

champanhe.webp

Um brinde a Sua Majestade,

Ela

 

fotos: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com