Com o regresso da chuva, nasce em mim aquela vontade irresistível de comer bolos acabadinhos de sair do forno. Não sei se lhe acontece também, mas o céu cinzento tem um efeito nefasto sobre a minha pessoa: basicamente, abre-me o apetite. E esta receita do blog Murielle Banackissa é perfeita para fazer a uma segunda-feira à noite. Assim, dura-lhe a semana toda e vai ver que, assim, o fim de semana chega mais depressa. Este bolo consegue ser macio, suave, doce e ácido ao mesmo tempo. Sabe lindamente como sobremesa, ao pequeno-almoço ou até num coffee break. O importante mesmo é experimentar.
Para isso precisa de comprar farinha, fermento, sal, bicarbonato de sódio, leite vegetal (pode ser soja ou amêndoa, por exemplo), açúcar, tofu de seda, óleo de coco derretido, raspas e sumo e limão. Para a cobertura, precisa de açúcar de confeiteiro, sumo e raspas de limão.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma de bolo retangular com óleo de coco.
Junte numa taça grande a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture tudo e reserve.
Adicione o leite vegetal, o açúcar, o tofu, o óleo de coco, as raspas e o sumo de limão ao liquidificador e misture bem até obter um creme macio.
Transfira o creme de tofu para a taça da farinha e misture bem, mas não demasiado.
Quando obtiver a consistência de uma massa transfira-a para a forma que preparou e leve ao forno durante 35 a 45 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do interior do bolo. Vá confirmando a partir dos 35 minutos porque o tempo pode depender da forma e do seu forno.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos.
Desenforme o bolo e transfira-o para a travessa onde vai servir.
Enquanto o bolo arrefece, prepare a cobertura: misture o açúcar de confeiteiro com o sumo de limão numa taça até obter um creme macio.
Espalhe a cobertura por cima do bolo e deixe secar.
Decore com as raspas de limão e delicie-se!
Boa semana,
Ela
receita e foto: murielle banackissa
Comments
Post a Comment