Pode servir em casa, num almoço de cerimónia, ou pode levar para a praia para beber rapidamente. O gaspacho é a nossa sopa preferida para o Verão. É fresca, é fácil de fazer e quase toda a gente gosta. Quase… porque o nosso Mini-Misterioso mais novo faz aquela sua cara de enjoo pré-adolescente por causa do sabor intenso do tomate.
Este ano resolvi acabar com os enjoos pré-adolescentes e inovar, transformando o gaspacho numa sopa adocicada ainda mais fresca: em vez de a base ser essencialmente feita de tomate, é preparada com morangos batidos. Misturados com um caldo de legumes caseiro, os morangos ganham um sabor especial que combina na perfeição o doce e o salgado.
Fundamental é que o caldo seja bem saboroso. Faça uma boa seleção de legumes e deixe-a ferver lentamente em água da torneira. Além de ser límpida e cristalina, a água da torneira é a opção mais responsável e sustentável em defesa do ambiente. Em primeiro lugar, evita o exagero absurdo de plástico que é usado na água engarrafada. Depois, poupa o meio ambiente de toda a poluição da produção de garrafas. Foi por isso que já há alguns anos, fechámos uma parceria com a EPAL – que faz mais 300 mil análises anuais de qualidade – para fomentar o consumo de água da torneira, tanto para beber como para cozinhar. Se todos dermos um pequeno contributo, o planeta agradece. E os nossos gaspachos de morango também.
Ingredientes
- 500 g de morangos frescos sem o pé
- 125 ml de caldo de legumes preparado com água da torneira
- 1 pepino médio descascado e cortado em pedaços
- 1 tomate médio pelado e cortado em pedaços
- 1 pimento vermelho pelado e picado
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho sem o germe
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- Flor de sal e pimenta preta moída no momento q.b.
- Manjericão fresco q.b.
Comece por preparar o caldo de legumes caseiro colocando a ferver uma panela de água da torneira com uma mistura de legumes ao seu gosto: cebola, alho, alho francês, aipo, cenoura, salva, tomilho e outros legumes e ervas aromáticas que preferir. Tempere com sal grosso e pimenta preta em grão a gosto.
Depois de deixar apurar, deite fora os legumes e guarde apenas o líquido. Use 125 ml para esta receita e congele o resto para outras receitas.
Num liquidificador potente ou num robô de cozinha, triture muito bem (3 a 5 minutos) os morangos com o pepino, o tomate, o pimento, a cebola e o alho. Quanto estiver bem macio, junto o sumo de limão, o vinagre e o caldo de legumes. O ideal é ir juntando o caldo aos poucos, enquanto tritura, até atingir a consistência de que mais gosta – não precisa de usar todo. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e sirva com umas rodelas de morango e umas folhas de manjericão fresco espalhadas por cima.
Na praia ou num almoço de amigos em casa, é a nossa sopa preferida para o Verão.
Um óptimo gaspacho para si onde quer que os morangos estejam,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério
Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL
Comments
Post a Comment