este frango no forno com uvas e burrata tornou-se a minha receita preferida de sempre - À Volta das Panelas!

este frango no forno com uvas e burrata tornou-se a minha receita preferida de sempre

Esqueçam as massas, o salmão a desfazer-se em lascas, os risotos, tudo! Esta espetacular receita do blog Half Baked Harvest ocupa neste momento o primeiro lugar do pódio das minhas receitas preferidas. Destacadíssimo! A combinação de uvas e burrata já é por si só divinal. Então com umas coxas ou uns peitos de frango no forno, oh meu Deus, já estou a salivar!

Para fazer esta tentação, precisa de comprar peitos ou coxas de frango (com ou sem pele, como preferir), azeite virgem extra, tomilho fresco picado, pimenta caiena, sal e pimenta, farinha, bacon cortado em pequenos cubos, chalotas cortadas em rodelas fininhas, vinagre balsâmico, vinagre de sidra, uvas pretas, mel, duas bolas de burrata ou de mozzarella fresca e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Thyme-Roasted-Chicken-with-Grapes-and-Burrata-3.jp

Pré-aqueça o forno a 220º C. Esfregue o frango com uma mistura de azeite, tomilho e pimenta caiena. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e cubra com uma fina camada de farinha.

Aqueça uma frigideira com o lume no máximo e cozinhe o bacon até ficar estaladiço. Retire-o da frigideira e seque-o com papel de cozinha para não amolecer. Coloque agora as coxas de frango na mesma frigideira e deixe tostar durante cerca de cinco minutos de cada lado.

Retire o frango da frigideira, adicione mais um fio de azeite e salteie as chalotas durante cerca de três minutos. Reduza o lume para o mínimo, junte 120 ml de água e os vinagres e volte a colocar as coxas na frigideira. Leve ao forno durante 15 minutos.

Adicione as uvas, salpique com mel e volte a colocar no forno durante mais 10 a 15 minutos. Quando o frango estiver no ponto, sirva com a burrata fresca partida em pedaços e o bacon estaladiço por cima. Não se esqueça de ir colocando o molho sobre o frango e a burrata. Vai ver que é verdadeiramente irresistível...

 

Um ótimo jantar ;),

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

Powered by Blogger.