Skip to main content

como fazer a melhor picanha no churrasco

Enquanto Mário Ferreira vai ao espaço num foguetão do milionário Jeff Bezos, eu vou optar por uma viagem espacial ligeiramente mais modesta, mas nem por isso menos espectacular. Esta divinal receita de picanha no churrasco é capaz de nos levar à Lua graças à incrível crosta crocante que fica a tostar durante meia hora e ao surpreendente sabor do tempero de mostarda.

Nestas tardes de Verão, não há nada que deixe os Mini-Misteriosos mais felizes do que esta picanha no churrasco, da Olive Magazine.

De ingredientes vai precisar de picanha, mostarda Coleman's (ou outra mostarda bem forte), cominhos, paprika, piripíri, pimenta preta, gengibre em pó e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Cajun-picanha-6d9664b.webp

Comece por fazer uns leves golpes na cobertura de gordura e depois pincele-a com toda a mostarda. Misture os restantes ingredientes numa taça e tempere a picanha a toda a volta, pressionando levemente para o tempero agarrar à carne.

Acenda o churrasco e, quando estiver com a brasa bem forte, chegue o carvão todo para um lado. Coloque a picanha, com a gordura virada para baixo, directamente por cima da brasa, durante dois a três minutos. Assim que a gordura estiver bem dourada e tostada, vire a picanha e braseie os outros lados durante mais um a dois minutos.

Puxe agora a picanha para a zona da grelha onde não está o carvão, novamente com a gordura virada para baixo, feche a tampa do churrasco, e deixe assar durante 18 a 25 minutos, dependendo de como gosta do ponto da carne.

Quando a temperatura do interior da carne estiver nos 50º C, está no meu ponto preferido. Deixe a carne descansar numa travessa, durante dez a 15 minutos, e corte-a em fatias muitio fininhas no lado mais estreito.

Assim a picanha vai ficar bem tostada por fora e mal passada por dentro e a gordura vai escorrer, juntamente com a mostarda, dando um sabor único à carne. Acompanhe com uma salada e batata palha frita.

 

Um óptimo churrasco para si onde quer que a picanha esteja,

Ele

 

receita e foto: olive magazine

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com