tiramisù de chocolate para pessoas preguiçosas como eu - À Volta das Panelas!

tiramisù de chocolate para pessoas preguiçosas como eu

Tenho de admitir uma coisa: antigamente não era grande fã de tiramisù. Só quando experimentei o verdadeiro, o autêntico tiramisù italiano é que descobri um admirável mundo novo. Sim, e foi graças à teimosia do meu querido Marido Mistério - que tanto insistiu para eu provar - que hoje sou uma irremediável fanática desta delícia tão pouco light.

Esta receita do blog Pretty Simple Sweet é tão fácil que até eu consigo fazer. Vamos apostar? Não sei porquê, mas o meu querido Marido Mistério já se está a rir. A ver vamos. Ri melhor quem ri por último.

Vou precisar de comprar cacau em pó, açúcar, brandy ou licor de chocolate para o xarope de chocolate. Também vou precisar de 240 ml de água quente. Para a cobertura de chocolate, preciso de chocolate preto e de natas. E para o recheio, vou precisar de queijo mascarpone, extrato de baunilha, natas, açúcar e biscoitos de champanhe. Finalmente, também preciso de cacau em pó ou raspas de chocolate para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

ChocolateTiramisu_02.webp

 

Comece por fazer o xarope de chocolate: misture numa taça pequena a água quente, o cacau em pó, duas colheres de sopa de açúcar e o licor ou o brandy. Reserve para deixar arrefecer ligeiramente.

Para fazer a cobertura de chocolate, junte numa taça o chocolate picado e as natas e leve ao micro-ondas, fazendo intervalos a cada 20 segundos para mexer, até derreter completamente. Se preferir, derreta em banho-maria, mexendo de vez em quando. Reserve para arrefecer.

Faça agora o recheio: junte o mascarpone e o extrato de baunilha numa taça grande e misture bem até obter um creme macio.

Bata à parte com a batedeira as natas e o açúcar até ficarem com a consistência de chantilly. Envolva as natas batidas na mistura do mascarpone, em duas vezes, até obter um creme macio.

Separe 6 copos. Mergulhe os biscoitos de champanhe muito rapidamente no xarope de chocolate. Parta cada um em 4 pedaços e coloque-os no fundo dos copos. Disponha uma camada da mistura do mascarpone por cima. A seguir, coloque a cobertura de chocolate. Repita o processo e termine com mais uma camada de mascarpone.

Decore com cacau em pó ou com raspas de chocolate.

Leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas antes de servir.

Eu não disse que conseguia fazer? O meu querido Marido Mistério já engoliu o seu risinho trocista.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: pretty simple sweet

Powered by Blogger.