Skip to main content

o turismo rural mais exótico da costa alentejana

IMG_20210721_161622 A.jpg

Quando chegámos à Herdade do Amarelo, fomos recebidos por um sorridente rececionista que não nos pareceu minimamente incomodado com os 40 graus à sombra que se faziam sentir naquele momento.
- Sejam muito bem-vindos!
Perante o calor insuportável, tentei educadamente acelerar o check-in.
- Muito obrigada, então o que é que precisa de nós? Cartão de cidadão?
- Primeiro preciso de saber se fizeram boa viagem!
Estava lançado o mote para o check-in mais longo da nossa vida…

fonte-herdade.jpg

- Já conhecem a região?
O meu querido Marido Mistério avançou logo para fora de pé:
- A região conhecemos bem, o hotel é que ainda não.
Ui! Olhos esbugalhados perante tamanha ousadia.
- Peço perdão, hotel não: a-gro-tu-ris-mo!
- Peço desculpa pela ignorância – disse logo o meu querido marido Mistério – corado, não sei se do calor ou se da gaffe imperdoável.

kingsuperior1-galeria-min.jpg

O rececionista da Herdade do Amarelo fala do “a-gro-tu-ris-mo” com um orgulho que chega a ser comovente. Pediu mais “5 minutinhos” do nosso tempo para nos mostrar todos os recantos da herdade juntamente com um casal que tinha chegado ao mesmo tempo do que nós.
No final, desabafou:
- Infelizmente tive azar hoje.
- Então? – não resisti.
- Estou aqui o dia todo sozinho na receção e o meu momento alto do dia é quando chegam os hóspedes. Hoje tinha 3 casais a fazerem check-in e chegaram todos ao mesmo tempo – desabafou, pesaroso.
Isto, meus amigos, é amor à profissão. Ficámos obviamente fãs do recepcionista.

slider-massagens-1.jpg

O hotel

E foi com todo o orgulho que nos mostrou as zonas comuns do hotel, peço desculpa, do “a-gro-tu-ris-mo”. Situado entre a serra e o mar, mais concretamente em São Luís, a Herdade do Amarelo tem um requinte e uma sofisticação fora do comum, sobretudo no que toca ao incrível spa exterior. Com uma paisagem única e uma magnífica vista para a serra e para a planície alentejana oferece experiências inesquecíveis, como relaxantes banhos de hidromassagem, massagens mediante marcação, centro de bem-estar e uma piscina exterior de água salgada.

slider-jacuzzi-suspenso-1.jpg

Já a sala e a zona de refeições é mais rústica e menos sofisticada, com uma varanda agradável com vista para a piscina e para a serra. Os edifícios da Herdade do Amarelo foram construídos com os materiais encontrados na propriedade, como o xisto, a pedra e a taipa, e a decoração tem inspiração na influência árabe no sul de Portugal, sobretudo os quartos que não deixam de surpreender pela mistura de estilos entre o alentejano e o exotismo de Marrocos ou de Bali. Ao todo são 10 suites com várias tipologias.

Amaranta-Cama-de-Casal.jpg

Os quartos

Todos os quartos têm uma entrada privativa, ar condicionado, televisão de ecrã plano, mini-bar, um terraço com vistas para o jardim e para as montanhas, e uma casa de banho com produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo. Alguns quartos também incluem uma banheira de hidromassagem. O nosso era muito giro: em tons claros, com muita luz, com a tal banheira de hidromassagem no chão, junto aos pés da cama, e uma varanda com uma vista privilegiada para a serra. A cama era grande e confortável, tal como os lençóis e as almofadas.

suite-standard-vista-geral.jpg

A casa de banho tinha detalhes de decoração marroquinos e o duche dava para um enorme vidro com vista para o quarto e para a varanda, o que dá uma enorme profundidade à casa de banho. Só achei as toalhas demasiado pequenas. E não é por causa dos meus quilos a mais. O meu querido Marido Mistério que é praticamente um Ádonis, também concordou. Eram suficientes para tapar as partes estritamente necessárias.

suite-superior-taipa-casa-de-banho.jpg

O pequeno-almoço

Normalmente é servido em forma de buffet mas, por causa da pandemia, foi servido à mesa. Tínhamos no quarto um papel para escolhermos as nossas preferências. Deixámos preenchido na véspera e não desiludiu. O pequeno-almoço é bom e variado, com ingredientes frescos.

IMG_20210722_110451 a.jpg

O iogurte, por exemplo, era excelente, já os ovos mexidos não eram brilhantes: eram secos e sem sabor. Chegaram também à nossa mesa queijos vários, compotas, marmelada, mel, pão alentejano, pãezinhos, torradas e croissants, uma fatia do bolo do dia e fruta fresca.

A Herdade do Amarelo serve também refeições ligeiras e snacks durante o dia.

Piscina-Visao-Geral-1.jpg

As atividades

Aqui não lhe vai faltar o que fazer: além das ótimas praias da costa alentejana, tem circuitos pedestres e de bicicleta, programas de piqueniques, piscinas de água salgada, ginásio exterior e parque infantil. A herdade produz ainda azeite virgem e vinho, compotas, frutas da época, hortaliças e carnes, disponíveis para os hóspedes.

suite-king-superior-galeria.jpg

Os preços são a partir de €150 por noite mas variam consoante a época do ano, sendo que a estada mínima é de duas noites.

 

Boas férias para si, onde quer que esteja,

Ela

 

fotos: casal mistério e d.r.

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.