este pão de banana não tem glúten e é divinal - À Volta das Panelas!

este pão de banana não tem glúten e é divinal

Apesar de não ter glúten, consegue ter uma consistência macia e deliciosa absolutamente surpreendente. A receita é do blog Butternut Bakery e é ótima para fazer este fim de semana, cortar em fatias e levar para o trabalho durante a semana. O segredo é usar uma combinação de farinha sem glúten com farinha de aveia. Fica uma delícia e com um incrível sabor a banana.

Só precisamos de comprar bananas maduras para esmagar, açúcar mascavado ou de coco, xarope de ácer, um óleo vegetal (pode ser de coco ou de canola), ovos, extrato de baunilha, leite de coco ou iogurte natural, farinha sem glúten, farinha de aveia, fermento, bicarbonato de sódio, sal, canela, uma banana e pepitas de chocolate para decorar (opcional).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 fatias, espreite aqui a receita original.

gluten-free-banana-bread-recipe.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e espalhe spray de cozinha numa forma retangular. Forre com uma folha de papel vegetal deixando as pontas de fora para ser mais fácil desenformar no fim.  

Coloque a aveia no liquidificador e triture até ficar com a consistência de uma farinha. Misture a farinha de aveia numa taça juntamente com a farinha sem glúten, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Reserve.

Esmague bem as bananas e reserve.

Misture o açúcar, o xarope de ácer, o óleo vegetal, os ovos, a baunilha e o leite de coco atá obter um creme macio. Nessa altura, junte a banana esmagada.

Adicione os ingredientes secos e junte as pepitas de chocolate, se for usar.

Transfira a massa para a forma que preparou.

Descasque a banana, corte-a ao comprido e disponha as duas metades viradas para baixo no topo da massa.

Leve ao forno durante 50 minutos a 1 hora. Pode retirar quando o topo ficar com um tom dourado e acastanhado e conseguir retirar um palito seco do interior do pão.

Deixe o pão de banana arrefecer na forma durante 30 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer durante mais 30 minutos antes de cortar em fatias.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: butternut bakery

 

Powered by Blogger.