Skip to main content

vídeo: como fazer o caldo verde mais surpreendente para os santos populares

A base é a tradicional receita de caldo verde de Maria de Lourdes Modesto. Mas depois tem um toque mistério que o transforma no caldo verde mais surpreendente que pode provar nestes Santos Populares.

Sem nome2 2.jpg

Para celebrar o Dia de Portugal, a EPAL desafiou-nos a criar a receita de uma sopa bem portuguesa. E como a minha querida Mulher Mistério é fã de batata doce, resolvi revolucionar o tradicional caldo verde para este Santo António. Em vez de batata, esta maravilha é feita com batata doce que vai a cozer, em água da torneira, com cebola, alho, azeite e um chouriço inteiro. Depois de triturar tudo – com excepção do chouriço – até obter um creme bem macio, junta a couve e coze mais uns minutos.

Servido com muitas rodelas de chouriço assado por cima, é verdadeiramente irresistível. Especialmente a combinação única do salgado do chouriço com o toque adocicado da batata doce.

 

 

Ingredientes

  • 200 g de couve galega cortada em juliana
  • 1,5 litros de água da torneira
  • 1 cebola grande cortada em quatro
  • 2 dentes de alho descascados
  • 500 g de batata doce lavada, descascada e cortada em pedaços
  • 2 chouriços de carne
  • 6 fatias de broa de milho torradas
  • 150 ml de azeite
  • Sal grosso q.b.

DSC08589 3.jpg

Junte a batata doce, a cebola, os dentes de alho, um fio de azeite e um chouriço inteiro e leve a cozer em 1,5 litros de água da torneira temperada com sal grosso, durante cerca de 25 minutos, até a batata doce estar muito bem cozida. Se preferir fazer a sopa no seu robô de cozinha, corte o chouriço em quatro e coloque tudo no copo a cozer a 90º C, na velocidade 1, durante 25 minutos.

Quando a batata doce estiver muito bem cozida, retire o chouriço e bata tudo com a varinha mágica ou com o robô de cozinha até ficar com um creme macio e não muito espesso.

Junte a couve galega e deixe cozer mais cinco a dez minutos. 

Enquanto isso, braseie o segundo chouriço num recipiente de barro.

Assim que a couve estiver cozida, sirva o caldo verde com mais um fio de azeite por cima e quatro a cinco rodelas de chouriço cozido e de chouriço braseado no topo. Acompanhe com uma torrada de broa de milho pincelada com azeite e com água da torneira, claro, servida no novo Jarro Pura.

DSC08566 2.jpg

Vai ver como o sabor salgado do chouriço liga lindamente com o toque adocicado da batata doce. Se gostar de picante, sirva com umas gotas de jindungo espalhadas por cima.

 

Um óptimo caldo verde para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com