tortilha com burrata e presunto, uma receita imbatível a qualquer hora do dia - À Volta das Panelas!

tortilha com burrata e presunto, uma receita imbatível a qualquer hora do dia

Esta receita só tem um defeito: não é propriamente light para minha eterna dieta. Pensando bem, o único ingrediente ligeiramente incompatível com a minha balança é a batata. De resto, é tranquilo. São só 197 calorias por pessoa. Não é propriamente o fim do mundo. Além disso, é irresistível: não há como fugir a uma receita com uma burrata a decorar. Por isso, estão reunidas todas as condições para o meu querido Marido Mistério fazer esta receita do blog Half Baked Harvest ainda hoje.

Só precisamos de ter em casa azeite virgem extra, batatas cortadas à rodelas fininhas, um cebola picada, sal, ovos, pimenta preta, manjericão picado, endro picado, cebolinho picado, fatias de presuntos fininhas, uma burrata e rúcula fresca.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Spanish-Tortilla-with-Burrata-and-Herbs-3.jpg

 

Pré-aqueça o forno na função de grelhador.

Aqueça o azeite numa frigideira grande, própria para ir ao forno, em lume médio. Junte as batatas, a cebola e o sal. Deixe ferver ligeiramente, depois reduza para lume brando e cozinhe, durante 20 a 25 minutos, mexendo várias vezes, até as batatas ficarem macias.

Transfira as batatas e a cebola para uma taça grande com a ajuda de uma escumadeira. Adicione os ovos, o manjericão, o endro, o cebolinho e uma pitada de pimenta e mexa, mas com cuidado para não partir as batatas.

Filtre o azeite da frigideira através de um passador para uma taça e limpe a frigideira com uma folha de papel de cozinha.

Aqueça duas colheres de sopa do azeite que filtrou na mesma frigideira em lume médio alto.

Junte as batatas e a mistura dos ovos e cozinhe, mexendo com cuidado, durante 2 a 3 minutos, até os ovos ficarem no ponto. Espalhe a mistura numa  única camada e reduza para lume brando. Cozinhe, durante 15 a 20 minutos,  agitando a frigideira de vez em quando para evitar que a tortilha se cole ao fundo.

Leve ao forno durante 2 a 3 minutos.

Retire do forno, passe uma espátula à volta da frigideira para ajudar a soltar a tortilha e inverta com cuidado para um prato.

Deixe assentar durante 10 minutos.

Decore com o presunto, a burrata, a rúcula e as ervas aromáticas.

Corte às fatias e sirva quente ou à temperatura ambiente.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.