Skip to main content

spaghetti de ovos rotos para um jantar de última hora

É um dos meus petiscos favoritos. As batatas fritas em palitos estupidamente estaladiças, os ovos estrelados tostados nas pontas e muitíssimo cremosos na gema... Quando se corta tudo à bruta, a gema espalha-se e vai ensopar as batatas fritas, tornando-as molhadinhas por dentro e estaladiças por fora. Basicamente, não há muito mais que se possa dizer de uns ovos rotos, a não ser que são perfeitos para dividir com os amigos ou com a família.

Mas esta receita do site Food52 consegue ser surpreendente. Em vez de usar as calóricas batatas fritas, usa o ligeiramente mais saudável spaghetti cozido. Para lhe dar alguma crocância, finaliza com um crumble de pão ralado frito polvilhado por cima.

Para fazer esta maravilha, vai precisar de spaghetti, azeite, manteiga, alho picado, ovos, salsa picada, alcaparras e queijo pecorino ralado. Para o crumble, precisa de pão ralado grosso (o ideal é triturar os restos de pão duro que tenha em casa para controlar a grossura das migalhas de pão ralado), alecrim picado, azeite e raspas de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

ea68852a-a868-41c6-b5c7-fc408ba682c4--2018-0201_sp

Comece por colocar o spaghetti a cozer al dente seguindo as instruções da embalagem.

Enquanto isso, salteie o pão ralado em duas colheres de sopa de azeite, durante quatro a cinco minutos. Quando estiver dourado e estaladiço, junte o alecrim, desligue o lume e deixe arrefecer. Finalmente, misture as raspas de limão e guarde de parte.

Na mesma frigideira, em lume médio, aqueça outra colher de sopa de azeite juntamente com uma colher de sopa de manteiga. Adicione o alho picado e logo de seguida abra os ovos para estrelarem até ficarem com as pontas das claras tostadas e as gemas ainda cremosas.

Escorra a massa, guardando uma concha da água da cozedura. Coloque os ovos por cima da massa, com toda a gordura que ficou na frigideira, a salsa e as alcaparras. Misture tudo muito bem, rebentando as gemas e cortando as claras. Acrescente um pouco de água da cozedura a gosto, tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e sirva com o pão ralado tostado por cima e o queijo ralado. Acompanhe com um copo de vinho branco. Ou dois... Ou três...

 

Uns óptimos ovos rotos para si onde quer que as batatas fritas estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com