Skip to main content

omelete tornado, a forma mais original de cozinhar uns ovos

É uma receita coreana que tomou conta da Internet como se fosse um furacão. Na verdade, como se fosse um tornado, já que esta omelete tem a forma daquele fenómeno meteorológico. Parece uma obra de arte, mas é facílima de fazer. E é uma refeição completa já que, por baixo daquele tornado de ovos batidos, se esconde um tostado arroz frito, ideal para aproveitar os restos que sobraram do jantar da véspera.

Há várias receitas de omelete tornado espalhadas pela Internet. Esta é a minha adaptação preferida.

shutterstock_1839203683_1626776356-scaled-e1626776

Ingredientes 

Para 2 pessoas

  • 4 ovos
  • 400 g de arroz cozido que tenha sobrado da véspera
  • 2 pés de cebolo picados
  • 1/2 cebola picada
  • 100 g de bacon picado
  • 1/3 de pimento picado
  • Outros restos que fiquem bem no arroz como cogumelos, cenoura, etc.
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de vinagre de mirim
  • 1 colher de sopa de molho Worcestershire

 

A receita tradicional ainda leva um molho agridoce espalhado na base do prato, mas eu prefiro não usar: opto só pelo arroz frito com a omelete por cima.

Primeiro, prepare o arroz frito. Aqueça um fio de azeite numa frigideira antiaderente e comece por saltear a cebola com o bacon, o pimento e outros ingredientes picados que queira acrescentar ao seu arroz. Quando o pimento estiver cozinhado, junte o arroz cozido e deixe fritar, enquanto mexe, durante um minuto. Adicione o cebolo picado, o molho de soja, o mirim e o molho Worcestershire e cozinhe durante mais um minuto. Desligue o lume e tape o arroz com papel de alumínio até ao momento de servir.

Para fazer a omelete, bata dois ovos de cada vez e passe-os através de um passador para deixar a sua omelete mais cremosa. Tempere com sal fino.

Aqueça, em lume médio, uma frigideira fininha antiaderente com 20 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, espalhe um fio de óleo. 

Enquanto isso, divida o arroz em duas porções e forme duas meias bolas com a ajuda de uma taça pequena. Coloque cada uma das meias bolas no centro de um prato.

Para terminar a sua omelete, espalhe dois ovos batidos e filtrados pela frigideira bem quente. Não mexa até começar a ver bolhas a formarem-se e as margens estiverem firmes. Nessa altura, coloque dois pauzinhos japoneses em pontas opostas das margens e comece a aproximar um do outro muito lentamente. Enquanto os ovos continuam a cozinhar, gire lentamente a frigideira, mantendo os pauzinhos no sítio. Isso vai fazer com que o ovo cozinhe ganhando uma forma de redemoinho. 

Quando a sua omelete estiver com esta forma de tornado, coloque-a por cima do montinho de arroz frito. Repita com os outros dois ovos batidos e sirva.

 

Uma óptima omelete para si onde quer que o tornado esteja,

Ele

 

foto: d.r.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco