croissants no forno com queijo creme e frutos vermelhos, um pequeno-almoço pouco light mas bastante sustentável - À Volta das Panelas!

croissants no forno com queijo creme e frutos vermelhos, um pequeno-almoço pouco light mas bastante sustentável

Cá em casa poupar e reciclar são as palavras de ordem. Tudo se aproveita, tudo se transforma. Já é sabido que o meu querido Marido Mistério é um ser ligeiramente dado a exageros. Não consegue ir ao Isco, por exemplo, comprar um pão. Compra todos os tipos de pão que estão à vista e tenta comer todos nos dias seguintes. Até aqui tudo bem. O pior é quando se entusiasma e decide trazer todos os croissants com a desculpa de que é para os miúdos. A loucura é tal que nem eles dão vazão. E antes que fiquem esquecidos na caixa do pão, a Super Ela (eu própria) descobriu a solução para estes exageros do meu querido Marido Mistério. Amanhã o nosso pequeno-almoço vai ser esta receita do blog Half Baked Harvest. É irresistível, não é?

Só precisa de ovos batidos, leite, xarope de ácer, extrato de baunilha, canela, sal, croissants da véspera ou mais antigos ainda, uma compota de frutos vermelhos (mirtilos, morangos ou amoras), queijo creme, manteiga com sal, frutos vermelhos (como mirtilos, morangos ou amoras), natas e açúcar de confeiteiro ou xarope de ácer para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Berry-and-Cream-Cheese-Croissant-French-Toast-Bake

 

Unte com manteiga uma travessa própria para ir ao forno.

Misture numa taça grande os ovos, o leite, o xarope de ácer, o extrato de baunilha, a canela e o sal. Junte os croissants meio desfeitos e revista-os com a mistura dos ovos.

Disponha metade dos croissants na travessa que preparou e espalhe por cima a compota e o queijo creme. Coloque por cima o resto dos croissants e espalhe o resto da mistura dos ovos sobre a segunda camada de croissants.

Tape e leve ao frigorífico durante 30 minutos ou, no máximo, durante a noite.

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Disponha fatias muito fininhas de manteiga por cima dos croissants.

Leve ao forno durante 45 a 50 minutos ou até os croissants começarem a ficar dourados e crocantes. Se começarem a ficar acastanhados, tape a travessa com uma folha de papel de alumínio.

Enquanto isso, bata as natas numa taça até ficarem com a consistência de chantilly. Adicione uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro ou de xarope de ácer, se gostar.

Sirva os croissants quentes, decorados com as natas batidas, os frutos vermelhos e um fio de xarope de ácer.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.