Já aqui falei da minha verdadeira obsessão por figos. Amo. Adoro. Venero. É, sem dúvida, e de longe, a minha fruta preferida. Claro que a minha fruta preferida tinha de ser também uma das que mais engorda. Sou demasiado previsível até para o meu pobre estômago. Esta receita do blog Drizzle and Dip é como diria o Miguel Araújo o “arquétipo da perfeição”, no fundo, é como o “marido das outras”, porque junta figos com outro ingrediente de sonho (pelo menos para mim): o camembert.
Se hoje tiver um jantar em sua casa, vá num instante ao supermercado comprar os seguintes ingredientes: figos pequenos, vinagre balsâmico, vinagre de vinho tinto, mel, mostarda Dijon, folhas de tomilho fresco, sal e pimenta, raminhos de tomilho e, claro, um queijo Camembert.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Faça dois cortes em forma de cruz em cada figo, mas só até 1/3 da altura do figo. Esprema ligeiramente os figos para os abrir.
Entretanto faça a marinada, misturando num frasco pequeno os vinagres, o mel, a mostarda Dijon, meia colher de chá das folhas de tomilho.
Espalhe os raminhos de tomilho no fundo de uma travessa ou de um pirex. Disponha por cima os figos, deixando espaço numa das pontas para o Camembert que vai ao forno mais tarde.
Espalhe ¾ do molho sobre os figos, colocando o máximo de molho possível no interior de cada um.
Leve os figos ao forno durante 10 minutos.
Retire do forno e coloque o Camembert no canto que deixou livre. Espalhe o resto do molho por cima do Camembert e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva com tostinhas ou pão torrado e delicie-se. Eu já estou a salivar só de imaginar esta maravilha na minha boca.
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: drizzle and dip
Comments
Post a Comment