camarão com pesto e risotto de parmesão, o jantar ideal para celebrar a chegada do fim de semana - À Volta das Panelas!

camarão com pesto e risotto de parmesão, o jantar ideal para celebrar a chegada do fim de semana

Se hoje vai ficar em casa a jantar, convide uns amigos e faça esta maravilha que descobri no blog Pinch of Yum. Além de ser deliciosa, esta receita é muito fácil de fazer. Quem é o diz é o meu querido Marido Mistério que é quem usa o avental cá em casa. Eu – já se sabe – faço o trabalho escravo: pico alho e cebolas, limpo, lavo, ponho a mesa, bebo vinho, enfim, formamos uma bela equipa.

Este camarão marinado em alho com molho pesto sobre um delicioso risotto de parmesão vai conquistar o seu convidado mais gourmet e exigente.

Vá já ao supermercado e compre esta lista: manteiga, um dente de alho e uma chalota picada, arroz arborio, vinho branco, caldo de galinha, queijo parmesão e azeite de trufas (opcional) para o risotto. Para o camarão com pesto, precisa de camarão descascado, dois dentes de alho, azeite, sal, raspas de um limão, molho pesto, tomate picado e ervas aromáticas ou microgreens para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Pesto-Shrimp-1-1-1365x2048.jpg

 

Comece por marinar os camarões: coloque-os numa taça com alho, uma colher de sopa de azeite, uma pitada de sal e as raspas de limão. Misture bem de forma a que o camarão fique totalmente revestido pelo molho. Tape e deixe no frigorífico a marinar enquanto faz o risotto. O ideal é marinar durante uma hora.

Faça agora o risotto: derreta a manteiga numa frigideira grande antiaderente, em lume médio. Adicione o alho e a chalota e deixe saltear durante 1 a 2 minutos até amaciarem. Junte o arroz arborio e mexa até ficar revestido com a manteiga derretida. Acrescente o vinho branco e, a seguir, o caldo de galinha, dividido em dois momentos. Reduza para lume brando e vá mexendo, à medida que vai acrescentando o caldo, até o arroz ficar macio e cremoso.

Quando o risotto estiver no ponto, junte o parmesão e mexa novamente. Adicione o azeite de trufas, se for usar, e tempere com sal e pimenta.

Enquanto isso, faça os camarões: aqueça uma colher de sopa de azeite numa frigideira antiaderente, em lume médio alto. Adicione os camarões e deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos de cada lado, dependendo do tamanho. Pincele os camarões com o molho pesto nos últimos 60 segundos, antes de os retirar da frigideira.

Divida o risotto pelos pratos que vai servir e ponha por cima o camarão com molho pesto. Espalhe o tomate picado à volta do risotto e decore com ervas aromáticas ou com microgreens.

Tempere com um pouco mais de sal, pimenta e umas gotas de sumo de limão e delicie-se.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: pinch of yum

 

Powered by Blogger.