bolo de chocolate sem farinha com apenas 6 ingredientes - À Volta das Panelas!

bolo de chocolate sem farinha com apenas 6 ingredientes

É a minha solução para o primeiro fim-de-semana de calor. Um bolo de chocolate quentinho, acabado de sair do forno, com uma bola de gelado a derreter por cima. Esta fabulosa receita, do blog da Williams Sonoma, é feita em doses individuais, o que dá para adaptar facilmente ao número de pessoas que estiverem em casa, sem sobras nem desperdícios. Além disso, não leva farinha, o que é ideal para nos convencer de que é uma receita light.

Para fazer este bolo facílimo, vai precisar de apenas seis ingredientes: 250 g de chocolate preto partido em pedaços, 60 g de manteiga sem sal partida em pedcaços, uma colher de chá de extracto de baunilha, 4 gemas de ovos, 3 claras, 90 g de açúcar e duas colheres de sopa de cacau em pó amargo. Para ver a receita completa, visite o blog da Williams Sonoma aqui.

WS_DOD_MoltenCake_5173.jpeg

Unte seis ramequins, com capacidade para 180 ml e polvilhe-os com cacau. Derreta o chocolate com a manteiga, em banho-maria, sem parar de mexer. Retire a panela de cima da água quente e misture o extracto de baunilha e uma pitada de flor de sal.

Deixe arrefecer enquanto bate as gemas com metade do açúcar e o cacau em pó até engrossar. Quando o chocolate estiver à temperatura ambiente, junte-o aos ovos e bata até ficar tudo bem ligado.

O creme vai ficar muito espesso, mas não se preocupe porque ainda vai ter de bater as claras em castelo e envolvê-las neste creme de chocolate. Quando as claras estiverem já a ganhar forma, junte o resto do açúcar e bata até ficarem bem firmes. Misture primeiro metade das claras em castelo no creme de chocolate e envolva depois a outra metade, com uma espátula, sem misturar muito para não perder volume.

Divida a massa pelos ramequins e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 13 minutos. Retire os bolos do forno mal crescerem e começarem a estalar por cima mas ainda continuarem bem molhadinhos por dentro. Sirva-os ainda quentes com uma bola de gelado de chocolate a derreter por cima.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: williams sonoma

Powered by Blogger.