É talvez a menos falada e a mais bonita das ilhas baleares. Menorca tem recantos incríveis e praias de sonho e talvez por isso seja hoje em dia um dos destinos preferidos de muitos europeus, que querem fugir à agitação de Ibiza e às multidões de Formentera. Não é por acaso que se tem assistido a uma corrida às antigas quintas e casas da ilha para as transformar em pequenos hotéis e villas de férias.
Foi o caso deste incrível hotel que nasceu das ruínas de uma antiga quinta do século XIX, com cerca de 30 hectares, pela mão do Experimental Group, uma cadeia de design hotels e de cocktail bars, fundada por quatro franceses, com muitíssimo bom gosto. Além de bares e restaurantes, o Experimental Group tem hotéis de charme em Paris, Nova Iorque, Londres, Veneza, Ibiza, Verbier e, claro, em Menorca também.
O Menorca Experimental abriu no verão de 2019, antes da pandemia, e tem 43 quartos, sendo que 9 têm piscina privativa. Por isso, os hóspedes tanto podem optar por experiências partilhadas, socializando com outros hóspedes, se escolherem os quartos da zona da casa principal, ou por umas férias mais recatadas, se ficarem nas suites com piscina, mais afastadas do centro da propriedade.
A casa principal, com uma fachada a fazer lembrar as antigas fazendas coloniais, surge imponente no fim de uma estrada ladeada por muros de pedra.
A decoração dos quartos é irrepreensível: minimalista mas ao mesmo tempo rústica e colorida. O branco é o tom dominante, mas o cor de rosa velho e os verdes azeitona dão um toque especial, tal como os arcos que o projeto arquitetónico manteve em quase todas as divisões.
E depois, os pequenos detalhes que fazem a diferença: as mesas de madeira vintage dinamarquesas, as cadeiras Charlotte Perriand, os cestos e os chapéus de palha espalhados pelas paredes, e as camas feitas com o bom gosto do designer têxtil do momento, Laurence Leenaert.
As casas de banho são verdadeiros hinos ao bom gosto e à simplicidade. Os melhores quartos da casa principal têm terraços mas as suites espalhadas pela herdade com as suas piscinas privativas são outro campeonato.
Pode também almoçar e jantar no hotel. Além do pequeno-almoço em buffet, tem ainda menus de almoço e de jantar que variam consoante a época, os ingredientes frescos locais e o que a horta e o jardim da herdade têm para oferecer.
Os menus são essencialmente mediterrânicos e as refeições são servidas no restaurante, no terraço ou junto à piscina.
O bar da piscina serve os famosos cocktails do Experimental Group com receitas feitas com ingredientes locais e tem uma lista de vinhos escolhidos a dedo.
Todos os quartos têm ar condicionado, WiFi grátis, a receção está aberta 24 horas e, claro, tem um spa à sua disposição. O hotel organiza ainda workshops de cerâmica e aulas de pintura. Pode alugar um carro ou percorrer a região de bicicleta.
Se gostar de andar a pé, não faltam trilhos para explorar. A apenas 5 minutos da quinta, encontra um penhasco com uma vista deslumbrante para o mar. E a praia mais perto fica a 12 minutos de distância também a pé. A Praia Son Bou fica a 2.5 km do Menorca Experimental e o aeroporto fica 18 km do hotel.
Falta a informação mais importante: os preços. Na época baixa, consegue reservar um quarto duplo por €200 por noite mas, na época alta, em agosto, por exemplo, ultrapassa os €500 por noite. Eu sei. Infelizmente, é só para alguns privilegiados.
Por isso é que deixei as más notícias para o fim. Mas sonhar é grátis, certo?
Boas férias,
Ela
fotos: menorca experimental
Comments
Post a Comment