gelado de manteiga de amendoim para enfrentar este calor infernal - À Volta das Panelas!

gelado de manteiga de amendoim para enfrentar este calor infernal

Não me levem a mal. Eu adoro calor, adoro verão, adoro praia, mas tudo quanto é demais é exagero. Não dava para estar só calor? Era preciso estas temperaturas loucas? Bendito seja o senhor que inventou os ares condicionados. Hoje o dia só lá vai com gelados. Ok, e umas minis e um copito ou outro de vinho branco. Ou de rosé. Mas para isso, não precisamos de receitas.

Este gelado de manteiga de amendoim, que descobri no blog Pretty Simple Sweet, vai ser o nosso maior aliado para sobrevivermos a este calor fora de época. É delicioso e muito fácil de fazer.

Só precisa de comprar leite gordo, natas, extrato de baunilha, gemas de 6 ovos, açúcar granulado, manteiga de amendoim e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

c623649df7b18aec8063a49702f734a5--icecream-machine

 

Misture, numa taça média, as gemas de ovo e o açúcar, até ficarem bem batidas. Reserve.

Aqueça numa panela o leite, as natas e o extrato de baunilha em lume médio e deixe ferver. Retire do lume e transfira gradualmente a mistura quente para a taça da mistura dos ovos enquanto mexe simultaneamente com a outra mão, até obter um creme macio.

Volte a colocar o creme na panela. Cozinhe em lume médio brando, mexendo sempre e vigorosamente até o creme engrossar e ficar colado às costas de uma colher. Se tiver um termómetro, a temperatura ideal seria 80º C. Retire do lume e adicione a manteiga de amendoim e a flor de sal enquanto a mistura está quente. Mexa bem.

Transfira a mistura para uma taça grande e deixe arrefecer à temperatura ambiente enquanto vai mexendo de vez em quando. Coloque no congelador durante várias horas até ao momento de servir.

Se tiver uma sorveteira, coloque o gelado na máquina e siga as indicações da embalagem, para obter uma consistência mais macia.

Volte a colocar numa taça, tape e guarde no congelador durante pelo menos duas horas.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: pretty simple sweet

 

Powered by Blogger.