Eu sei que ainda não estamos no verão, mas parece. Como adoro sopas frias, quando descubro receitas como esta do blog Turnip the Oven, fico em êxtase. Claro que já pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer este fim de semana. Consegue ser leve, fresca e deliciosa. É doce e salgada. É perfeita.
Se for vegetariano, não ponha o presunto e, se for vegan, substitua o iogurte por leite de amêndoa.
Para fazer esta maravilha, precisa de comprar uma meloa cantaloupe média (descascada, sem sementes e cortada em cubos), um pepino (descascado, sem sementes e picado), chalotas picadas, sal, iogurte natural light, vinagre de Jerez e azeite virgem extra. Para os toppings, tenha à mão mais pepino picado, cubos de meloa, ervas aromáticas frescas picadas, azeite e fatias de presunto.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por juntar no liquidificador a meloa, o pepino, as chalotas, o sal e 80 ml de água. Misture bem até obter um creme macio.
Transfira metade do creme para uma taça grande.
Junte o iogurte natural e o vinagre de Jerez à metade que ficou no liquidificador. Volte a misturar até o creme ficar novamente macio. Adicione o azeite lentamente enquanto o liquidificador está ligado e misture novamente até obter um creme macio.
Transfira o creme para taça onde reservou a outra metade e misture os dois cremes.
Guarde no frigorífico até a hora de servir.
Entretanto, faça o presunto crocante.
Pré-aqueça o forno a 220º C. Coloque uma das grelhas por cima do tabuleiro do forno ou, se preferir, forre o tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Disponha as fatias de presunto numa única camada e leve ao forno durante 6 a 8 minutos até ficarem crocantes.
Sirva o gaspacho de meloa com uma fatia de presunto e os toppings.
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: turnip the oven
Comments
Post a Comment