Skip to main content

como retirar facilmente a ferrugem de uma panela e dos talheres

Panelas, frigideiras, talheres, colheres de sopa... Quem nunca se deparou com os primeiros sinais de ferrugem nos seus utensílios de cozinha como se fossem as primeiras pedras de granizo do Apocalipse? 

Só na nossa modesta Mansão Mistério tenho, neste momento, uma concha da sopa, três garfos, duas frigideiras e uma panela com ferrugem. (Peço desculpa, esqueci-me de duas facas.) Perante isto, tinha de decidir: ou substituir tudo por peças novas ou procurar a melhor solução para retirar a ferrugem dos utensílios de cozinha. E foi assim que surgiu esta espectacular dica do site The Kitchn.

panela.jpeg

Tudo o que vai precisar é de uma batata crua e de detergente para a loiça. Corte a batata ao meio e mergulhe o lado cortado no detergente. Depois esfregue a superfície enferrujada com a parte cortada. Quando a ponta da batata começar a ficar escorregadia, corte o final da batata, deite fora e volte a mergulhar a batata em detergente. Esfregue novamente até a ferrugem desaparecer.

É fácil, não é? Parece milagre, mas é ciência. A batata é rica em ácido oxálico, um composto molecular que se pode tornar tóxico em grandes quantidades mas que é pacífico em alguns alimentos, como a batata. É este ácido que ajuda a destruir a ferrugem. Juntamente com detergente para a loiça ou com bicarbonato de sódio, o ácido oxálico da batata é suficiente para fazer desaparecer qualquer rasto de ferrugem e deixar as panelas, as frigideiras e os talheres como novos em poucos minutos. Se não acredita, é experimentar.

 

Uma óptima limpeza para si onde quer que a ferrugem esteja,

Ele

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com