como retirar facilmente a ferrugem de uma panela e dos talheres - À Volta das Panelas!

como retirar facilmente a ferrugem de uma panela e dos talheres

Panelas, frigideiras, talheres, colheres de sopa... Quem nunca se deparou com os primeiros sinais de ferrugem nos seus utensílios de cozinha como se fossem as primeiras pedras de granizo do Apocalipse? 

Só na nossa modesta Mansão Mistério tenho, neste momento, uma concha da sopa, três garfos, duas frigideiras e uma panela com ferrugem. (Peço desculpa, esqueci-me de duas facas.) Perante isto, tinha de decidir: ou substituir tudo por peças novas ou procurar a melhor solução para retirar a ferrugem dos utensílios de cozinha. E foi assim que surgiu esta espectacular dica do site The Kitchn.

panela.jpeg

Tudo o que vai precisar é de uma batata crua e de detergente para a loiça. Corte a batata ao meio e mergulhe o lado cortado no detergente. Depois esfregue a superfície enferrujada com a parte cortada. Quando a ponta da batata começar a ficar escorregadia, corte o final da batata, deite fora e volte a mergulhar a batata em detergente. Esfregue novamente até a ferrugem desaparecer.

É fácil, não é? Parece milagre, mas é ciência. A batata é rica em ácido oxálico, um composto molecular que se pode tornar tóxico em grandes quantidades mas que é pacífico em alguns alimentos, como a batata. É este ácido que ajuda a destruir a ferrugem. Juntamente com detergente para a loiça ou com bicarbonato de sódio, o ácido oxálico da batata é suficiente para fazer desaparecer qualquer rasto de ferrugem e deixar as panelas, as frigideiras e os talheres como novos em poucos minutos. Se não acredita, é experimentar.

 

Uma óptima limpeza para si onde quer que a ferrugem esteja,

Ele

Powered by Blogger.