tacinhas de queijo com mousse de feta e abacate, o aperitivo ideal para a páscoa - À Volta das Panelas!

tacinhas de queijo com mousse de feta e abacate, o aperitivo ideal para a páscoa

Esta receita do blog We Are Not Martha é uma ótima e sofisticada entrada para um almoço ou um jantar especial. As tacinhas só precisam de um único ingrediente: queijo cheddar. Depois leva uma deliciosa mousse de abacate e queijo feta, com um topping que é basicamente um crocante de couve. Até parece um amuse de bouche de um restaurante Michelin. Mas o melhor de tudo é que é facílima de fazer e fica pronta em 25 minutos.

Só precisa de queijo cheddar ralado para as tacinhas, abacates descascados e sem caroço, queijo feta em crumble, sumo de lima, leite e pimenta preta para a mousse de feta e abacate e, finalmente, couve, azeite, piripíri e uma pitada de sal para o topping.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 tacinhas, espreite aqui a receita original.

Cheddar-Cups-with-Avocado-Feta-Mousse-4-1.jpg

 

Comece por fazer as tacinhas: pré-aqueça o forno a 180º C. E espalhe spray de cozinha ou azeite numa forma de 12 muffins.

Estenda uma folha de papel vegetal e espalhe 12 montinhos de queijo cheddar ralado, com intervalos de cerca de 2,5 cm de distância.

Leve ao forno durante 8 a 10 minutos até o queijo ficar dourado.

Depois de retirar do forno, deixe assentar durante 30 a 60 segundos. A seguir, retire os montinhos de queijo com uma espátula e coloque-os na forma de muffins. Pressione ligeiramente de maneira a que o queijo fique com o formato de uma tacinha.

Deixe arrefecer completamente e retire as tacinhas da forma de muffins.

Entretanto, faça a mousse de feta e abacate: junte no liquidificador os abacates, o queijo feta, o sumo de lima, o leite e a pimenta preta e misture bem até obter um creme macio.

Enquanto isso, coloque as folhas de couve picadas numa taça juntamente com o azeite, o sal e o piripíri. Misture bem de forma a revestir a couve. Espalhe a couve numa única camada num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Leve ao forno a 180º C, durante 16 a 20 minutos, até ficar crocante. Retire do forno e deixe arrefecer.

Coloque, com a ajuda de uma colher ou de um saco pasteleiro, a mousse de abacate e feta no centro de cada tacinha. E decore com a couve assada em crumble.

Se quiser, espalhe umas gotas de sumo de lima fresco para evitar que a mousse de abacate escureça.

 

Um ótimo feriado,

Ela

 

receita e foto: we are not martha

 

Powered by Blogger.