folhados de queijo com pistácios, uma entrada divinal com um toque oriental - À Volta das Panelas!

folhados de queijo com pistácios, uma entrada divinal com um toque oriental

O nome desta receita é m’tabaq, a sua origem é palestiniana e quer dizer “dobrado” em árabe, porque basicamente as folhas de massa filo dobram-se para dentro, sobre o recheio, ficando com o aspeto de um envelope. Só que é um envelope delicioso. Esta receita é da revista Food and Travel e é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa manteiga com sal derretida, massa filo cortada em quadrados de 20 cm, 500 g de queijo ricotta misturados com 250 g de queijo mozzarella ralado e pistácios esmagados para decorar. Para o xarope, vai precisar de açúcar, sementes de cardamomo esmagadas e sumo de limão.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

MTabaq_09.jpg

 

Pincele a base de um tabuleiro grande com manteiga derretida. Disponha uma folha de massa filo e pincele-a com a manteiga derretida. Coloque mais 5 folhas por cima, pincelando cada uma delas com manteiga. Mantenha as restantes folhas de massa filo tapadas por um pano limpo e húmido para não deixar secar.

Divida o queijo em 6 porções.

Coloque, com a ajuda de uma colher, uma porção de queijo no centro do monte de massa filo que preparou. Forme um quadrado com o queijo, com os seus dedos, deixando cerca de 5 cm de margem. Dobre um dos cantos das várias camadas de massa filo sobre o queijo e faça o mesmo com os outros cantos até obter uma espécie de envelope quadrado. Vire ao contrário e pincele com mais manteiga, usando uma faca afiada para desenhar uma cruz no topo.

Repita o mesmo processo com o resto da massa e das porções de queijo até obter 6 envelopes de massa filo.

Pré-aqueça o forno a 230º C e leve os envelopes ao forno durante 15 a 20 minutos ou até ficarem crocantes e dourados.

Enquanto isso, faça o xarope: coloque 120 ml de água numa panela, em lume médio, juntamente com o açúcar e o cardamomo. Deixe ferver, mexendo várias vezes, e adicione o sumo de limão. Deixe ferver em lume brando durante mais 2 minutos.

Logo que retirar os folhados do forno, espalhe cerca de 3 a 4 colheres de sopa do xarope quente por cima de cada um. Deixe assentar durante 5 minutos e decore com os pistácios esmagados antes de servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: food and travel

 

Powered by Blogger.