Skip to main content

crumble de maçã e nozes pecan, uma sobremesa paleo, vegan e sem glúten

É saudável! A sério. É mesmo saudável. Esta versão paleo da típica receita de crumble de maçã não tem glúten, nem lactose e é vegan. Obviamente que é uma sobremesa, mas se servir sem a bola de gelado também é um excelente pequeno-almoço. Eu adoro.

Para fazer esta receita do blog Paleo Running Momma precisa de ter em casa óleo de coco, nozes pecan, farinha de amêndoa, xarope de ácer, flocos de coco, extrato de baunilha, canela em pó, noz-moscada, gengibre em pó, cravinho e sal para o crumble. Para o recheio, precisa de maçãs pink lady descascadas e cortadas às fatias, canela, noz-moscada, gengibre, açúcar de coco, extrato de baunilha e farinha de tapioca.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

8c07fa4730db8bd045e024865d6f1cff.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Comece por fazer o crumble: coloque todos os ingredientes do crumble no liquidificador e bata tudo até obter uma massa com aspeto de crumble.

Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.

Numa taça grande, misture as fatias de maçã com as especiarias, a tapioca, o açúcar de coco e o extrato de baunilha. Transfira tudo para uma travessa ou um pirex e reserve.

Espalhe o crumble por cima das maçãs, tentando tapá-las o máximo que conseguir.

Leve ao forno durante 40 a 45 minutos ou até as maçãs começarem a borbulhar e o crumble ficar com um tom acastanhado e crocante. Aos 25, 30 minutos confirme se o crumble não está a ficar demasiado castanho e tape com uma folha de papel de alumínio nos últimos 15 minutos no forno.

Deixe assentar durante pelo menos 30 minutos para arrefecer antes de servir ainda quente.

Sirva com uma bola de gelado de coco ou de baunilha (vegan, se for o caso).

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: paleo running momma

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com