Estou quase a transformar-me num poderoso produtor de vinagre balsâmico caseiro. Cá em casa, os Mini-Misteriosos e a sua querida mãe são obcecados por vinagre balsâmico. É uma pena porque eu até gosto do bom e velho vinagre de vinho branco ou tinto. Mas como a maioria faz a força tive de ceder e tornar-me um "industrial" do vinagre balsâmico caseiro.
Tudo graças a duas deliciosas dicas do site The Kitchn. Uma que ensina a transformar vinagre de vinho tinto em balsâmico e outra que ensina a transformar sumo de limão em vinagre balsâmico.
Se tiver em casa vinagre de vinho tinto...
...só precisa de lhe dar um toque adocicado e outro que dê complexidade ao seu balsâmico. E para isso existe o mel e o molho de soja. Só tem de ter atenção às proporções. Para cada três porções de vinagre de vinho tinto, utilize uma porção de mel e umas gotas de molho de soja. Por exemplo, se usar uma colher de sopa de vinagre, junte uma colher de chá de mel e umas gotas de molho de soja. Misture tudo muito bem com uma vareta, até ficar homogéneo, e sirva.
Se tiver em casa limões...
...esprema-os para retirar o sumo (não pode usar sumo comprado). Misture depois partes iguais de sumo de limão espremido, molho de soja e melaço. Mexa vigorosamente com uma vareta até ficar tudo bem ligado. E já está. A Família Mistério pode descansar. Sempre que o vinagre balsâmico acabar nesta casa, entra em campo o MacGyver da cozinha.
Um óptimo vinagre balsâmico para si onde quer que o próprio esteja,
Ele
fotos: caroline attwood / unsplash
Comments
Post a Comment