cheesecake de ricotta e maracujá, uma receita divinal para animar o seu fim de semana - À Volta das Panelas!

cheesecake de ricotta e maracujá, uma receita divinal para animar o seu fim de semana

É de longe o meu sabor preferido. Pensando bem, rivaliza com o cheesecake de doce de leite que também é de enlouquecer. Mas o fim de semana chegou e com ele a pausa higiénica na minha dieta. Vou aproveitar para pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha que descobri no blog Home Beautiful, antes que o fim de semana acabe. Não há nada melhor do que a consistência de um cheesecake, não acha?

Para fazer esta receita, precisa de ter em casa bolachas digestivas, amêndoas laminadas, manteiga derretida, queijo creme, ricotta, natas, açúcar, ovos, sumo fresco de maracujá, água, mais duas colheres de sopa de açúcar e polpa de maracujá.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

9cb112cf7e0b517e4f00713a86c1d4ee.jpg

 

Coloque as bolachas no liquidificador e triture-as até obter uma espécie de crumble. Junte as amêndoas e triture-as também. Adicione a manteiga derretida e misture novamente.

Unte a base de uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro e forre com uma folha de papel vegetal.

Pré-aqueça o forno a 160º C.

Pressione a massa contra a base da forma com a ajuda da base de um copo de vidro e estenda para os lados até cerca de 4 cm de altura. Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.

Bata o queijo creme no liquidificador até ficar com uma consistência macia. Adicione a ricotta e volte a misturar. Junte as natas, o açúcar, os ovos e o sumo de maracujá.

Misture tudo muito bem até obter um creme macio.

Disponha a forma com a base no tabuleiro do forno. Transfira o recheio de maracujá para cima da base.

Leve ao forno durante 50 a 60 minutos ou até ficar colorido nas pontas e firme no meio.

Deixe o cheesecake arrefecer completamente e, depois, leve ao frigorífico durante 3 a 4 horas ou, se preferir, durante a noite.

Entretanto aqueça a água com duas colheres de sopa de açúcar num tacho em lume médio alto e mexa bem até o açúcar se dissolver totalmente. Deixe ferver e mantenha ao lume durante mais 5 minutos. Guarde o xarope que obteve num jarro e deixe arrefecer. Acrescente a polpa de maracujá e mexa.

Despeje o xarope de maracujá sobre o cheesecake e espalhe-o no topo com uma espátula. Corte em fatias antes de servir.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: home beautiful

Powered by Blogger.