vídeo: como fazer o melhor arroz de marisco para celebrar o dia do pai - À Volta das Panelas!

vídeo: como fazer o melhor arroz de marisco para celebrar o dia do pai

Não é uma força de expressão, é mesmo a melhor receita de arroz de marisco. Típica da Praia de Vieira de Leiria, terá nascido depois da colonização dos areais da região, no final do século XVIII. Desde então, a receita tem vindo a passar de geração em geração, sendo cada vez mais aprimorada, até ter sido eleita, em 2011, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. 

Se isto já era suficiente para deixar as minhas papilas gustativas em modo cataratas do Niagara, em 2020 o arroz de marisco da Praia da Vieira foi eleito pela TasteAtlas a 14ª melhor receita do Mundo, à frente de referências internacionais como o ceviche peruano ou a carbonara italiana.

DSC04381 2.jpg

Foi exactamente por isso que decidi fazer esta maravilha para o meu almoço de hoje com o senhor meu pai. Há umas semanas, a EPAL desafiou-nos a preparar a nossa receita favorita para o Dia do Pai. E eu não hesitei em fazer este divinal arroz de marisco. Preparado num tacho bem grosso (de preferência, de barro ou de ferro fundido), o arroz é retirado do lume, ainda mal cozido para finalizar já na mesa, sem empapar, graças ao tacho bem quente.

Outro dos segredos é o caldo. Nós usamos sempre água da torneira: além de ser límpida e cristalina, é perfeita para cozinhar. Só para ter uma ideia, todos os anos a EPAL faz mais de 300 mil análises à qualidade da água, o que dá uma média de quase mil análises diárias. Além disso, a água da torneira é bastante mais barata do que a água engarrafada e muito mais amiga do ambiente.

É nesta água que primeiro cozemos os mariscos e especialmente as cabeças dos camarões que vão libertar aquele sabor único. O caldo vai apurando lentamente até estar pronto para ser usado na cozedura do arroz. Aí só precisa de preparar um refogado e juntá-lo com polpa de tomate e um copo de vinho branco. O resto do segredo é a qualidade, a variedade e a quantidade de mariscos. Vai ver que é uma receita muito mais fácil do que podia imaginar.

 

 

Ingredientes

Para 4 pessoas

  • 500 g de mexilhão
  • 400 g de arroz carolino
  • 1,5 l de água da torneira
  • 500 g de amêijoas
  • 500 g de camarão
  • 4 bocas de sapateira
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 50 g de manteiga
  • 1 tomate maduro descascado
  • 200 g de polpa de tomate
  • 2 dentes de alho picados
  • Coentros q.b.
  • 1 dl de vinho branco
  • Piripíri q.b. 
  • Sal q.b.

DSC04389 2.jpg

Limpe e lave a sapateira e os camarões. Coloque numa panela de fundo grosso (barro ou ferro fundido) com água da torneira e sal. Quando a água levantar fervura, adicione a sapateira e os camarões e deixe cozer durante 5 a 7 minutos.

Coloque as amêijoas e o mexilhão numa frigideira com um fio de azeite. Tape e deixe-os abrir em lume brando. Deixe de parte.

Retire os mariscos da panela, descasque-os, e deixe o caldo a apurar com as cascas e as cabeças do marisco. Quando o caldo estiver bem apurado, retire as cascas e as cabeças e passe-o para uma taça.

Refogue os alhos picados e as cebolas picadas no azeite e na manteiga, usando sempre a mesma panela de fundo bem grosso. Adicione o tomate picado e deixe refogar ligeiramente. Junte a polpa de tomate, o caldo de marisco e o vinho, e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz (4 chávenas de marisco para 1 de arroz) e deixe cozer durante 10 minutos. Adicione os mariscos cozidos e os coentros picados, retifique os temperos e deixe ao lume por mais cerca de 3 minutos.

Quando o arroz estiver quase pronto, retire o tacho do lume.

Deixe o arroz finalizar na mesa aproveitando o calor absorvido pelo tacho grosso.

DSC04375 2.jpg

Sirva de imediato assim que o arroz estiver no ponto. Acompanhe com vinho verde branco e água da torneira. Servida no maravilhoso Jarro Pura, que mostramos no vídeo, dá vida a qualquer mesa de Dia do Pai.

 

Um óptimo Dia do Pai para si onde quer que o arroz de marisco esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

Powered by Blogger.