soufflés de gelado de lima, uma sobremesa original para fazer este fim de semana - À Volta das Panelas!

soufflés de gelado de lima, uma sobremesa original para fazer este fim de semana

Uma das vantagens desta sobremesa é que pode e deve fazer na véspera, com tempo e sem pressas. É deliciosa, com uma consistência de soufflé e uma textura de seda, e tem um incrível sabor a lima. Mas não se preocupe: não vai descair como acontece com a maioria dos soufflés.

Para fazer esta receita do site Eatwell101 só precisa de água, açúcar, 12 claras de ovo, natas frias, raspas de lima e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

0b6a94d4c728a2e8bc48dc65e6f8c9da.jpg

 

Faça uma espécie de colar à volta dos ramequins que vai usar com uma folha de papel vegetal. A ideia é estender cerca de 12 a 15 cm acima da borda dos ramequins. Ate o papel com um fio de cozinha ou cole com fita cola. Reserve.

Aqueça o açúcar e a água numa panela em lume brando, mexendo várias vezes, até o açúcar dissolver totalmente. Deixe ferver, sem mexer, limpando com um pincel os cristais de açúcar que se acumularem nas paredes da panela, durante cerca de 10 minutos, até o xarope atingir uma temperatura de 115º C.

Bata as claras em castelo. Enquanto bate as claras, vá acrescentando lentamente o xarope de açúcar quente de forma a cair diretamente nas claras. Volte a bater na velocidade média baixa, durante cerca de 5 minutos, até as claras arrefecerem à temperatura ambiente.

Entretanto, bata as natas com o extrato de baunilha e as raspas de lima numa taça de aço inoxidável fria (o ideal é levar a taça e as natas ao congelador 10 minutos antes) até ficarem com a consistência de chantilly.

Envolva as natas nas claras de ovo com cuidado e transfira a mistura para os ramequins que preparou. Alise o topo com uma espátula. Tape a superfície com película aderente e congele os soufflés durante 8 horas.

Retire os soufflés do congelador, 2 minutos antes de servir. Deite fora o colar de papel vegetal e decore com raspas de lima raladas.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: eatwell101

 

Powered by Blogger.