sem programa para este fim de semana? faça esta incrível tarte de limão em família - À Volta das Panelas!

sem programa para este fim de semana? faça esta incrível tarte de limão em família

É um ótimo programa para este fim de semana. Reúna a família na cozinha e divida os seus filhos por tarefas: uns fazem a base, os outros o recheio, por exemplo. Cá em casa, as tarefas são divididas assim: o meu querido Marido Mistério faz tudo com a ajuda do nosso mini misterioso com vocação para chef, eu supervisiono e vou provando tudo e roubando ingredientes. No fim, divido a limpeza com o resto da prole que é tão inútil como eu na cozinha.

Esta receita do blog Pardon Your French é basicamente a tarte de limão clássica tipicamente francesa, mais conhecida como “tarte au citron” e precisa dos seguintes ingredientes: manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha, farinha de amêndoa, um ovo grande, farinha e sal para a base. Para o recheio, precisa do sumo de cerca de 6 a 7 limões, raspas de 2 limões, açúcar, sal, manteiga sem sal, 4 ovos e mais 4 gemas de ovos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

74f4eb719de27a0aa1f415be570b3d1c.jpg

 

Comece por fazer a base: misture, numa taça grande, a manteiga e o açúcar de confeiteiro até obter um creme macio. Adicione o extrato de baunilha, a farinha de amêndoa e o ovo e volte a bater até obter uma mistura homogénea. Acrescente a farinha e o sal e mexa bem até a massa começar a formar uma bola. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 2 horas no mínimo.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C.

Retire a massa da base do frigorifico, coloque-a entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a, formando um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro. Retire a folha de papel vegetal que está no topo e transfira a base para uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro. Retire o excesso da massa e faça furos na base com a ajuda de um garfo. Leve novamente ao frigorífico durante mais 30 minutos.

Coloque novamente uma folha de papel vegetal por cima da base e ponha pesos de cozinha ou feijão seco por cima.

Leve ao forno durante 20 minutos. Retire o papel vegetal e os pesos com cuidado e volte a colocar no forno durante mais 10 minutos, até as margens da base ficarem douradas.

Deixe a base arrefecer e o forno ligado nos 180º C.

Enquanto isso, vá fazendo o recheio de limão.

Misture numa panela o sumo e as raspas de limão, o açúcar, o sal, os ovos e as gemas. Adicione a manteiga e coloque a panela em lume médio. Misture lentamente até a manteiga derreter totalmente. Continue a mexer de forma contínua durante alguns minutos até a mistura engrossar e ficar com uma consistência cremosa.

Passe o recheio por um passador diretamente para cima da base da tarte.

Alise o topo com uma espátula e leve ao forno durante 5 minutos, até ficar com uma cor mais brilhante.

Deixe arrefecer durante pelo menos 30 minutos. Fica ótima ainda morna ou fria.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: pardon your french

 

Powered by Blogger.