risotto de caril de gambas, o jantar ideal para dar as boas vindas ao fim de semana - À Volta das Panelas!

risotto de caril de gambas, o jantar ideal para dar as boas vindas ao fim de semana

À sexta-feira, merecemos um jantar assim: delicioso, exótico e requintado.

Esta receita do blog The Modern Proper é muito mais fácil do que parece. Quando leio a palavra risotto, acho logo que é uma receita para profissionais, mas o meu querido e talentoso Marido Mistério acabou com esse mito cá em casa.

Para isso, precisamos de ter leite de coco, molho de peixe, pasta de caril vermelho, cebola doce cortada em fatias fininhas, alho picado, gengibre picado, sumo e raspas de lima, arroz de jasmim, açúcar, óleo de coco, camarão descascado, água, flocos de coco tostados e coentros frescos para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

53ab4a40efc480df6cdaf3295c546687.jpg

 

Junte o leite de coco, o açúcar, o sumo de lima, o molho de peixe, a pasta de caril vermelho, o gengibre, o alho e a cebola numa frigideira grande com tampa. Deixe ferver em lume brando e vá misturando, durante 5 minutos.

Retire 240 ml do caldo e reserve.

Junte o arroz à frigideira e deixe ferver em lume brando.

Continue a mexer em lume brando, durante cerca de 15 minutos, até o arroz ter absorvido o líquido. Nessa altura junte 240 ml de água. Junte mais 240 ml de água mais 2 vezes, mexendo sempre à medida que a água for absorvida, durante cerca de 20 minutos, até o arroz ficar macio.

Numa frigideira à parte, derreta o óleo de coco em lume médio alto. Quando o óleo de coco estiver bem quente, adicione o camarão e deixe cozinhar durante 2 minutos. Vire os camarões ao contrário e deixe-os ao lume durante mais 2 minutos.

Junte os camarões ao arroz de caril, acrescente o caldo que reservou e as raspas de lima, e decore com os coentros frescos e os flocos de coco tostados.

Fácil, não é? Eu avisei…

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: the modern proper

 

Powered by Blogger.