Skip to main content

panquecas de ricotta com manteiga doce, o brunch ideal para este fim de semana

Sábado sem panquecas é como futebol sem golos, não tem graça nenhuma.

Cá em casa é sagrado: o fim de semana começa sempre com umas belas panquecas ao pequeno-almoço. É a única maneira de conseguir arrancar os nossos filhos adolescentes da cama depois de uma noite de copos. E, hoje, a receita que o meu querido Marido Mistério vai fazer é esta tentação que descobri no site da Donna Hay.

São fáceis e engordam, claro, mas é indiferente, porque a minha dieta, já se sabe, recomeça na segunda-feira.

Para fazer esta receita, precisa de ter em casa farinha com fermento, açúcar de confeiteiro, ovos, leitelho, extrato de baunilha, ricotta, canela em pó, mais açúcar de confeiteiro, xarope de ácer e rodelas de limão.

Para a manteiga de ácer, precisa de manteiga amaciada e de xarope de ácer.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

ricotta_pancakes_maple_butter.jpg

 

Comece por fazer a manteiga de ácer: junte a manteiga amaciada e o xarope de ácer numa taça e misture bem. Tape e guarde no frigorífico até à hora de usar.

Agora faça as panquecas: junte numa taça a farinha, o açúcar, as gemas de ovo, o leitelho e o extrato de baunilha. Misture bem.

Bata as claras em castelo e envolva-as na mistura da farinha juntamente com a ricotta.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite em lume brando.

Coloque cerca de duas colheres de sopa da massa de panquecas no centro da frigideira e agite-a até formar um círculo.

Cozinhe durante cerca de 3 a 4 minutos de cada lado, até a panqueca ficar fofinha e dourada.

Transfira para um prato e tape para não arrefecer.

Repita o processo até acabar a massa.

Misture o açúcar de confeiteiro com a canela em pó e espalhe por cima das panquecas.

Decore com a manteiga de ácer e sirva com um pouco mais de xarope de ácer e rodelas de limão.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com