Skip to main content

muffins de laranja e azeite, o lanche ideal para levar para o trabalho

Não há nada mais prático do que ter uma caixa com uns muffins na gaveta da secretária à mão de semear. É que nem vale a pena parar e fazer a típica pausa para lanchar. É só abrir a gaveta, deliciar-nos com um ou dois muffins sem tirar os olhos do computador. Ui, o patronato ia adorar esta minha sugestão. Até vai começar a oferecer muffins aos seus funcionários. Aqui fica a receita do ótimo blog Camille Styles para incentivar boas práticas no local de trabalho. Estou a brincar, malta. Sou a favor de todo o tipo de intervalos no horário de trabalho, ok? O verbo procrastinar é o meu nome do meio.

Para fazer esta tentação, só precisa de ter em casa farinha, sêmola de trigo, sal, fermento, bicarbonato de sódio, ovos, azeite virgem extra, leite à sua escolha (pode ser vegetal), sumo e raspas de laranja, água com sabor a laranja e uma laranja pequena, cortada em fatias fininhas para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 18 muffins, espreite aqui a receita original.

olive-oil-orange-blossom-muffins-9934.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Unte uma forma de muffins e reserve.

Misture numa taça grande a farinha, a sêmola de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio e ponha de lado.

Noutra taça à parte, bata levemente os ovos. Junte o azeite virgem extra, o leite, o sumo e raspas de laranja, a água aromatizada e misture bem.

Transfira os ingredientes líquidos para a taça dos ingredientes secos e misture. Não mexa demasiado para os muffins não ficarem duros.

Divida a massa pelas formas que preparou, enchendo até cerca de ¾ da altura. Ponha por cima uma fatia de laranja cortada ao meio. Também ficam ótimos com amêndoas laminadas, se preferir.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos até ficarem ligeiramente dourados, ou até um palito sair limpo do interior dos muffins.

Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: camille styles

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com