Não leva farinha, não leva leite e só leva – não comece já a barafustar! – 40 g de açúcar de confeiteiro. Se for mesmo, mesmo radical, pode substituir o açúcar por stevia ou outro adoçante natural.
O que para aqui interessa é que vai ficar com um bolo estupidamente saudável e com uma textura mais cremosa do que um soufflé de queijo. Por baixo, tem um bolo fininho e saudável; no topo, uma mousse de chocolate deslumbrante. A receita é da australiana Donna Hay e leva apenas ingredientes saudáveis. Ou quase.
Separe flocos de aveia, coco desidratado, amêndoa moída fininha, tâmaras sem caroço, manteiga derretida e cacau em pó. Para a mousse, só precisa de ter creme de coco bem fresco, mais cacau e os tais 40 míseros gramas de açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Agora preste bem atenção à facilidade de preparação deste bolo. Para a base, triture os flocos de aveia juntamente com o coco, a amêndoa moída, as tâmaras, a manteiga e o cacau. Ao fim de três a quatro minutos, deve ter uma massa consistente. Espalhe-a pelo fundo de uma forma com 20 cm por 30 cm, previamente forrada com papel vegetal, e pressione para ficar bem consistente. Leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante cerca de 20 minutos, até ficar bem firme. Deixe arrefecer.
Enquanto isso, prepare a mousse de chocolate. Coloque numa taça a parte mais firme do creme de coco, que se acumula no topo da lata, e deite fora o líquido. Junte o cacau e o açúcar de confeiteiro e bata, durante cerca de um minuto, com a ajuda de uma batedeira eléctrica.
Quando a base do bolo estiver fria, espalhe a mousse por cima e leve ao frigorífico por uma hora.
Sirva com mais cacau polvilhado pelo topo.
Um óptimo bolo de chocolate onde quer que a mousse esteja,
Ele
receita e foto: donna hay
Comments
Post a Comment