Skip to main content

massa com abóbora e queijo pecorino, uma receita vegetariana cheia de sabor

Cá em casa, cada vez que não há ingredientes, faz-se uma massa. Sim, porque massa nunca falta na Mansão Mistério. Temos um stock de esparguete, linguine, cotovelinhos, conchas, eu sei lá, porque cada vez que vamos ao supermercado com os nossos Filhos Mistério eles literalmente arrecadam quilos de massa, para e passo a citar “não passarmos fome quando a mãe decide fazer dieta”. Ok. É justo. O problema é que os adolescentes acordam e adormecem com fome. E quando dou por mim, e vou às cinco da tarde buscar um café à cozinha, estão aqueles seres ruminantes a devorar massa com pesto, ou massa com mozzarella, ou massa com tomate cherry, ou massa com tudo e mais alguma coisa.

Enfim, por isso, sempre que lhes apresento uma nova receita de massa, como esta que descobri no site da Donna Hay, ganho pontos entre a cada vez mais opinativa prole mistério.

Para fazer esta delícia, precisa de manteiga sem sal, chalotas cortadas em fatias fininhas, alho cortado em fatias fininhas, vinho branco, abóbora manteiga descascada e cortada em pedaços, caldo de galinha, linguine, natas, queijo pecorino ralado, e folhas de manjericão frescas e noz-moscada em pó para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Creamy_butternut_linguine_with_nutmeg_and_pecorino

 

Derreta a manteiga numa panela grande em lume brando.

Junte as chalotas e o alho e deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos até amaciarem.

Adicione o vinho e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos ou até começar a reduzir.

Acrescente a abóbora e o caldo de galinha e deixe ferver com o lume no máximo.

Deixe ao lume durante 14 a 16 minutos ou até a abóbora ficar macia.

Enquanto a abóbora está ao lume, coza a massa em água com sal a ferver durante 6 a 8 minutos ou até ficar al dente. Escorra e reserve cerca de 125 ml da água da cozedura.

Bata a abóbora até obter um creme macio. Junte as natas e a água da cozedura que reservou e volte a colocar ao lume. Acrescente a massa e misture bem.

Sirva com queijo pecorino ralado, manjericão fresco e uma pitada de noz-moscada.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com